20/11/2018 Undime

Todas as notícias Categorias

Undime participa da Conae 2018

A partir desta quarta-feira (21), representantes da Undime estarão presentes na Conferência Nacional de Educação (Conae 2018), evento que materializa a participação da sociedade para a melhoria da Educação do país. Até a sexta-feira (23), delegados estaduais se revezarão entre mesas-redondas, colóquios e plenárias programadas para a terceira edição do encontro, sediado em Brasília (DF), a fim de projetar e defender demandas dos municípios brasileiros.

Em 2018, a Conae terá como pontos centrais a reavaliação das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e o debate acerca da consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE). Também estarão na pauta assuntos como o regime de colaboração, a regulação das políticas educacionais e a importância da participação popular e do controle social. Ainda abordarão questões relacionadas à gestão, aos direitos humanos, a articulação de políticas intersetoriais, além da valorização dos profissionais da Educação e o financiamento da educação.

Convidado do evento, o Presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE, Alessio Costa Lima, mediará o colóquio que debaterá os planos decenais e a qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais no segundo dia de programação. Na quarta-feira (21), a Undime será representada pelo DME de Goiânia e Presidente da Undime Goiás e Centro-Oeste, Marcelo Ferreira da Costa, responsável pelo mediação da mesa 2, que discutirá a articulação entre os sistemas de ensino, regime de colaboração e efetivação das diretrizes, metas e estratégias do PNE.

Citando a importância dos assuntos que serão tratados na Conae, Alessio aponta que a Conferência representa um importante espaço de interlocução de todos os atores envolvidos com a esfera educacional, a sociedade e os governos para a discutir e defender os principais ideais de educação para o povo brasileiro. “O evento representa a expressão maior do estado democrático de direito, onde todos têm espaço para defender aquilo em que acredita em termos de concepção de mundo e formação da pessoa humana, para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária”, afirmou.

Conae 2018

Precedida por conferências municipais, estaduais, intermunicipais e distrital, promovidas entre 2017 e 2018 sob a coordenação do Fórum Nacional de Educação (FNE), a etapa nacional será orientada pelo Documento Referência. Construído ao longo de um largo período de contribuições, seu  conteúdo é dividido em oito eixos temáticos.

Realizada a cada quatro anos, a Conae 2018 espera reunir, em três dias de evento, cerca de 1.500 pessoas, entre representantes de órgãos públicos, governos e autarquias, entidades e movimentos sociais representativos dos segmentos da educação escolar e dos setores da sociedade civil.

A abertura oficial da Conferência acontece às 9h, com a palestra de abertura do ministro da Educação, Rossieli Soares. A programação completa por ser conferida neste link.


Serviço

Conferência Nacional de Educação – Conae 2018
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Setor de Divulgação Cultural 05 - Eixo Monumental - Brasília (DF)
Data: 21 a 23 de novembro de 2018
Horários: 8h às 20h, no dia 21; 8h30 às 20h, no dia 22; 8h30 às 11h30, no dia 23 (Plenário Final)

Fonte: Undime

 

Todas as notícias Todas as categorias