17/12/2025 Undime
Inscrições devem ser feitas pelas secretarias de educação, por meio do Simec. Curso técnico a distância visa qualificar 40 mil profissionais da educação infantil. O início está previsto para janeiro de 2026

(Foto: Angelo Miguel/MEC)
O Ministério da Educação (MEC) está com as inscrições abertas até domingo, 21 de dezembro, para o Curso Técnico de Formação de Auxiliar de Docência de Educação Infantil. Desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) em parceria com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a formação faz parte do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec). A iniciativa busca ampliar a qualificação de 40 mil profissionais que atuam diretamente nas salas de educação infantil em redes de todo o país.
A adesão deve ser realizada pelas secretarias de educação, por meio do Módulo PAR4 do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para confirmar a participação, é necessário assinar o termo de adesão e indicar os profissionais que deverão compor as turmas. O curso registra, até o momento, um total de 35,8 mil inscritos, distribuídos em 1.595 municípios. A meta do MEC é chegar aos 40 mil até o final do período de inscrição.
Com carga horária de 800 horas e ofertado na modalidade a distância, a capacitação tem previsão de início para janeiro de 2026. O curso foi estruturado para fortalecer a formação técnica dos auxiliares, ampliando repertórios pedagógicos e contribuindo para práticas mais qualificadas no atendimento às crianças.
Fonte: MEC
Inscrições devem ser feitas pelas secretarias de educação, por meio do Simec. Curso técnico a distância visa qualificar 40 mil profissionais da educação infantil. O início está previsto para janeiro de 2026 (Foto: Angelo Miguel/MEC) O Ministério da Educação (MEC) está com as inscrições abertas até domingo, 21 de dezembro, para o Curso Técnico de Formação de Auxiliar de Docência de Educação Infantil. Desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) em parceria com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a formação faz parte do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec). A iniciativa busca ampliar a qualificação de 40 mil profissionais que atuam diretamente nas salas de educação infantil em redes de todo o país. A adesão deve ser realizada pelas secretarias de educação, por meio do Módulo PAR4 do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para confirmar a participação, é necessário assinar o termo de adesão e indicar os profissionais que deverão compor as turmas. O curso registra, até o momento, um total de 35,8 mil inscritos, distribuídos em 1.595 municípios. A meta do MEC é chegar aos 40 mil até o final do período de inscrição. Com carga horária de 800 horas e ofertado na modalidade a distância, a capacitação tem previsão de início para janeiro de 2026. O curso foi estruturado para fortalecer a formação técnica dos auxiliares, ampliando repertórios pedagógicos e contribuindo para práticas mais qualificadas no atendimento às crianças. Fonte: MEC https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/dezembro/adesao-ao-curso-de-auxiliares-da-educacao-infantil-e-ate-21-12