18/02/2019 Undime

Todas as notícias Categorias

Busca Ativa Escolar é tema de transmissão na próxima quarta-feira (20)


A partir da próxima quarta-feira (20), terá início o Plantão semanal de tira-dúvidas sobre a Busca Ativa Escolar, uma estratégia desenvolvida pelo UNICEF, Undime, Congemas e Conasems. Em transmissões ao vivo, especialistas debaterão formas de adesão, vantagens e estratégias para utilização da plataforma que busca contribuir com e municípios no enfrentamento da exclusão escolar.

O primeiro Plantão, marcado para as 16 horas (horário de Brasília) da próxima quarta-feira, vai abordar a proposta da formação, objetivos da ferramenta, formas de sensibilização do prefeito e o papel do gestor político na implementação da estratégia. Durante o encontro virtual, técnicos responderão dúvidas dos usuários da iniciativa e ainda explicarão o passo a passo para adesão à metodologia, fornecendo mais informações para que municípios já inscritos garantam o uso do Selo UNICEF.

Nas demais edições, que seguem até o dia 3 de abril, sempre às quartas-feiras, às 16h, serão abordados temas como mobilização intersetorial, formas de executar o plano de ação, as etapas da Busca Ativa Escolar, os tipos de alertas previstos pela estratégia e como promover a comunicação entre os grupos.

Para participar, basta acessar o Canal do UNICEF Brasil, pelo link https://www.youtube.com/user/UNICEFBrasil, ou a Fanpage do UNICEF Brasil no Facebook, no link https://www.facebook.com/UNICEFBrasil/, no horário marcado.

Os interessados em acompanhar a transmissão podem enviar, antecipadamente, as dúvidas. Basta escrever para o email contato@buscaativaescolar.org.br.

Selo UNICEF

Criado em 1999, o Selo UNICEF busca reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

O projeto propõe que os municípios conheçam e acompanhem o desempenho de 11 indicadores e desenvolvam ações, programas e políticas públicas a partir de um conjunto de 17 Resultados Sistêmicos, que expressam as mudanças que devem ser geradas no âmbito das políticas públicas municipais. O segundo deles se refere ao uso da Busca Ativa Escolar para promover a inclusão, o acompanhamento e a garantia da aprendizagem de crianças e adolescentes na escola. O prazo para adesão à iniciativa, na edição 2017-2019, segue até 30 de março deste ano.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a Undime, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar, a partir de um trabalho multi e intersetorial.

Fonte: Undime e Unicef

Todas as notícias Todas as categorias