11/10/2018 Undime

Todas as notícias Categorias

Nova edição da revista Em Aberto já está disponível no Portal do Inep

O número 102 da revista Em Aberto já está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A publicação traz o tema “Ludicidade, conhecimento e corpo”, analisado em nove artigos. Com sua edição mais recente a Em Aberto apresenta um interessante panorama de estudos que oferecem possibilidades para reflexão sobre qual é “o lugar” do lúdico e do corpo no processo de construção do conhecimento.

Entre os diferentes pontos de vista apresentados, destacam-se as implicações para as crianças que, antes de completarem seis anos, foram matriculadas no ensino fundamental de nove anos; a questão do lúdico na Argentina; a complementaridade entre a cultura científica e a infantil; as representações da cultura lúdica na educação infantil; a dança e a percepção corporal pela criança; discussão sobre ludicidade na era digital; as mídias e as brincadeiras tradicionais. Outros aspectos do tema são apresentados na seção Espaço Aberto, onde é realizado um percurso visual pelos diferentes tratamentos artísticos sobre as imagens da infância. Na seção Resenhas, duas colaborações abordam obras imprescindíveis aos estudiosos do tema: Homo Luddens e Corpo e poesia: por uma educação do sensível.

Em Aberto – Criada em 1981, a revista Em Aberto é uma publicação monotemática e quadrimestral do Inep. Seu objetivo é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. A Revista publica artigos, resenhas e bibliografias comentadas em suas cinco seções: Enfoque, Pontos de vista, Espaço aberto, Resenhas e Bibliografia Comentada. Cada número temático é de responsabilidade de um organizador e deve conter diversidade de textos, incluindo artigos com dados de pesquisa, outros referentes às questões teóricas suscitadas pelo tema e, ainda, artigos de revisão de literatura. O recebimento dos textos ocorre após a proposta de organização de número temático ser aprovada pelo Comitê Editorial. Propostas para organização de número temático podem ser encaminhadas para o e-mail dired.emaberto@inep.gov.br.

Em Aberto – Número 102 – Ludicicidade, conhecimento e corpo

Fonte: Inep

https://bit.ly/2IU8Njj

 

Todas as notícias Todas as categorias