11/03/2019 Undime

Todas as notícias Categorias

Fórum da Undime SP abre a temporada de fóruns estaduais da Undime

Evento reúne mais de 500 participantes em Atibaia

O município de Atibaia, distante cerca de 70 quilômetros da capital paulista, recebe a partir desta segunda (11) Dirigentes Municipais de Educação, técnicos, educadores e convidados na 29ª edição do Fórum Estadual da Undime São Paulo.

Com o tema "Sonhar, planejar e deixar um legado", o Fórum conta com a participação de 530 pessoas para debater o atual cenário da educação pública municipal. O evento vai até quarta-feira (13) quando a seccional elegerá a nova diretoria executiva, o conselho fiscal e os membros que irão compor o colégio eleitoral, junto aos respectivos suplentes para o biênio 2019-2021.

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, marcou presença no fórum ao falar na mesa que debateu as "Políticas Públicas Educacionais - O que podemos esperar dos novos governos?”. Junto a ele estavam o presidente da Undime SP e Dirigente Municipal de Educação Sud Mennucci, Luiz Miguel Martins Garcia, e o mediador Leandro Beguoci, da Associação Nova Escola.

Na ocasião, Alessio foi bastante aplaudido pelo auditório lotado ao pautar, entre outras questões, a angústia por parte dos Dirigentes Municipais de Educação, no que diz respeito à indefinição quanto a continuidade dos programas dos Ministério da Educação em curso, como o Novo Mais Educação, Mais Alfabetização, Programa Escola do Adolescente (PEA), entre outros. Segundo ele, a Undime tem recebido muitos questionamentos quanto a esse cenário e, por isso, a ideia é solicitar uma posição do Ministério no que tange a continuidade dessas políticas e programas.

"Precisamos de fato colocar em prática o mote 'menos Brasília, mais Brasil'. Por isso, defendemos menos programas federais e mais recursos para os municípios, que atuam, lá ponta, com a educação. Defendemos também cada vez mais eficiência nos gastos com educação para otimização dos recursos e dos resultados produzidos", disse ele ao propor que essa premissa não seja só na educação, mas em todas as áreas do governo.

Alessio esteve também da mesa de abertura que contou com a participação do anfitrião, Luiz Miguel; do presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Manoel Humberto Gonzaga; do diretor de Ações Educações do FNDE, Arcione Ferreira Viagi; do presidente da Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE), Leandro Damy; e das Dirigentes Municipais de Educação Márcia Bernardes, de Atibaia, e Cristiana Berthoud, de Tremembé.

Ao longo dos três dias, o evento vai debater assuntos como: Projeto Político Pedagógico, avaliações externas, formação de professores, políticas públicas municipais, entre outros. Estão confirmadas presenças como a de Maria Inês Fini, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Anna Penido, do Inspirare; Julia Tami, do Fundação Lemann; Maria Tereza Perez Soares, da Comunidade Educativa Cedac; e Cláudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe) da Fundação Getúlio Vargas.

Clique aqui e confira a programação completa.

Fonte: Undime/ Fotos: Undime SP

Todas as notícias Todas as categorias