05/03/2004 Undime
Um simulador desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) permite que qualquer pessoa calcule o custo por aluno de uma escola que oferece o ensino fundamental. O aplicativo foi concebido de forma a ter um manuseio simples e direciona-se a professores, diretores, pesquisadores e, em especial, a cursos de formação de cursos de licenciatura. O Simulador Custo Aluno está disponível na página do Inep.
Segundo José Marcelino de Resende Pinto, diretor de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, a finalidade é estimular o debate sobre os custos educacionais no País. “O tema ainda é pouco conhecido e de fundamental importância quando se pensa na construção de uma escola pública de qualidade”, afirma.
A idéia é que o usuário defina a quantidade de alunos atendidos e, depois disso, atribua valores aos principais gastos de uma escola, como salário dos professores, dos diretores e do pessoal administrativo. Após o preenchimento de todos os campos, o aplicativo calcula automaticamente o gasto por aluno. Também é apresentada a distribuição, em percentuais, do peso de cada item para a manutenção do estabelecimento de ensino. Dessa forma, o usuário pode construir uma escola hipotética e ver quanto custa mantê-la.
O simulador pode ser utilizado, ainda, para o cálculo dos gastos de uma escola em atividade. Neste caso, o interessado deve colocar os valores praticados para cada item e obter a informação do custo por aluno. O aplicativo, além de ser auto-explicativo, possui um link que permite a comparação dos resultados obtidos com os gastos efetivamente praticados nas escolas públicas.
Para acessar o simulador, clique aqui.
Um simulador desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) permite que qualquer pessoa calcule o custo por aluno de uma escola que oferece o ensino fundamental. O aplicativo foi concebido de forma a ter um manuseio simples e direciona-se a professores, diretores, pesquisadores e, em especial, a cursos de formação de cursos de licenciatura. O Simulador Custo Aluno está disponível na página do Inep. Segundo José Marcelino de Resende Pinto, diretor de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, a finalidade é estimular o debate sobre os custos educacionais no País. “O tema ainda é pouco conhecido e de fundamental importância quando se pensa na construção de uma escola pública de qualidade”, afirma.A idéia é que o usuário defina a quantidade de alunos atendidos e, depois disso, atribua valores aos principais gastos de uma escola, como salário dos professores, dos diretores e do pessoal administrativo. Após o preenchimento de todos os campos, o aplicativo calcula automaticamente o gasto por aluno. Também é apresentada a distribuição, em percentuais, do peso de cada item para a manutenção do estabelecimento de ensino. Dessa forma, o usuário pode construir uma escola hipotética e ver quanto custa mantê-la. O simulador pode ser utilizado, ainda, para o cálculo dos gastos de uma escola em atividade. Neste caso, o interessado deve colocar os valores praticados para cada item e obter a informação do custo por aluno. O aplicativo, além de ser auto-explicativo, possui um link que permite a comparação dos resultados obtidos com os gastos efetivamente praticados nas escolas públicas.Para acessar o simulador, clique aqui.