29/08/2025 Undime
A coleção Trilhas para Alfabetização é composta por seis materiais, em 18 cadernos do educando e mais um caderno de orientações ao professor
Nesta quinta-feira, 28 de agosto, a Undime, por meio do Conviva Educação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) promoveu videoconferência sobre Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos na Perspectiva da Educação Popular.
Na ocasião, foi apresentada a coleção de Cadernos Didáticos Trilhas para Alfabetização, elaborada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). A coleção já está disponível em formato digital na página de documentos do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA). A transmissão on-line está disponível no Canal do Conviva Educação no YouTube e na galeria de vídeos da plataforma.
“O nosso grande desafio, como educadores da educação de jovens e adultos que somos, é que o trabalho que fazemos seja específico de EJA, pois não é incomum que pessoas tragam materiais do ensino fundamental e tentem implementar na EJA, sem que estejam veiculados àquela modalidade”, exemplificou Ana Lucia Sanches, diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do MEC.
Na visão de Paulo Roberto Souza Silva, coordenador-geral de Alfabetização de Jovens e Adultos do MEC, a coleção de livros apresentada na conferência é uma ferramenta “que irá contribuir com o trabalho do alfabetizador e da alfabetizadora que estão lá no chão da escola, servindo também como uma mediação entre a aprendizagem da leitura e da escrita com as realidades dos jovens, adultos e idosos que estão em processo de alfabetização”.
As professoras Jarina Fernandesm (Universidade Federal de São Carlos) e Marinaide Ferri (Universidade Federal de Alagoas), coautoras da coleção, descreveram os livros como um material de apoio didático-pedagógico composto por seis trilhas, em 18 cadernos do educando e mais um caderno de orientações ao professor. O MEC autoriza a reprodução e a impressão do material.
A mediação do encontro virtual foi feita pela professora Maria Elza Silva, Dirigente Municipal de Educação de Bonito/PE e representante da Undime na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA).
Clique aqui e assista à íntegra da transmissão.
Acesse os materiais:
- Quem sou eu? Quem somos nós? | Os nomes da gente
- Quem sou eu? Quem somos nós? | A gente tem sobrenome
- Quem sou eu? Quem somos nós? | Nomes e sobrenomes carregam histórias
- Somos parte de um território | Onde estamos
- Somos parte de um território | Origens e andanças
- Somos parte de um território | Sabores do Brasil
Fonte: Undime (com informações do MEC)
A coleção Trilhas para Alfabetização é composta por seis materiais, em 18 cadernos do educando e mais um caderno de orientações ao professor Nesta quinta-feira, 28 de agosto, a Undime, por meio do Conviva Educação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) promoveu videoconferência sobre Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos na Perspectiva da Educação Popular. Na ocasião, foi apresentada a coleção de Cadernos Didáticos Trilhas para Alfabetização, elaborada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). A coleção já está disponível em formato digital na página de documentos do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA). A transmissão on-line está disponível no Canal do Conviva Educação no YouTube e na galeria de vídeos da plataforma. “O nosso grande desafio, como educadores da educação de jovens e adultos que somos, é que o trabalho que fazemos seja específico de EJA, pois não é incomum que pessoas tragam materiais do ensino fundamental e tentem implementar na EJA, sem que estejam veiculados àquela modalidade”, exemplificou Ana Lucia Sanches, diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do MEC. Na visão de Paulo Roberto Souza Silva, coordenador-geral de Alfabetização de Jovens e Adultos do MEC, a coleção de livros apresentada na conferência é uma ferramenta “que irá contribuir com o trabalho do alfabetizador e da alfabetizadora que estão lá no chão da escola, servindo também como uma mediação entre a aprendizagem da leitura e da escrita com as realidades dos jovens, adultos e idosos que estão em processo de alfabetização”. As professoras Jarina Fernandesm (Universidade Federal de São Carlos) e Marinaide Ferri (Universidade Federal de Alagoas), coautoras da coleção, descreveram os livros como um material de apoio didático-pedagógico composto por seis trilhas, em 18 cadernos do educando e mais um caderno de orientações ao professor. O MEC autoriza a reprodução e a impressão do material. A mediação do encontro virtual foi feita pela professora Maria Elza Silva, Dirigente Municipal de Educação de Bonito/PE e representante da Undime na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA). Clique aqui e assista à íntegra da transmissão. Acesse os materiais: - Quem sou eu? Quem somos nós? | Os nomes da gente- Quem sou eu? Quem somos nós? | A gente tem sobrenome- Quem sou eu? Quem somos nós? | Nomes e sobrenomes carregam histórias - Somos parte de um território | Onde estamos- Somos parte de um território | Origens e andanças- Somos parte de um território | Sabores do Brasil Fonte: Undime (com informações do MEC)