Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Projeto Arborização Urbana planta mudas no entorno de escolas municipais

Todas as notícias Categorias

05/08/2003 Undime

Projeto Arborização Urbana planta mudas no entorno de escolas municipais

ONG estimula alunos a valorizar meio ambiente

Incentivar as crianças a valorizar o meio ambiente levou pais, alunos e professores a colocar a mão na terra e embelezar o entorno da Escola Municipal Paulo Zingg, em Cotia. Sob a orientação de profissionais da Associação dos Arquitetos, Engenheiros e Técnicos de Cotia (AETEC) e do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Cotia - com apoio da empresa ACNielsen do Brasil - foram plantadas várias espécies de árvores nativas nas imediações.

O projeto Arborização Urbana foi lançado oficialmente dia 5 de julho, com coordenação do engenheiro agrônomo Gianpaolo Massa e visa a plantar mudas no entorno das escolas municipais de Cotia. O Jardim São Miguel foi escolhido como sede do projeto-piloto, por causa das carências de infra-estrutura.

De acordo com Massa, o projeto de arborização é uma ação contínua da
associação e do Departamento de Meio Ambiente. "O lançamento na Paulo Zingg é apenas o primeiro passo. A partir de agora, em parceria com a iniciativa privada, vamos beneficiar outras instituições, seguindo um cronograma de ações que busca envolvimento da comunidade, conscientização ambiental e embelezamento dos espaços públicos."

Pais - Para integrar a população, os alunos da 6.ª série do ensino fundamental da Paulo Zingg foram convidados a participar do plantio. Sob orientação da coordenadora pedagógica Lucimara Batista de Lima e da diretora Silmara Cristina Souza Vieira, pais e alunos participaram da preparação do plantio, abrindo buracos, misturando adubo na terra, auxiliando na plantação das mudas e na instalação dos protetores. "Temos alguns projetos em andamento dentro da escola e já queríamos arrumar a paisagem externa. O plantio de árvores atua na auto-estima dos moradores, pois valoriza o ambiente, deixando o entorno mais bonito", ressalta Lucimara.

O Departamento de Meio Ambiente ainda vem implementando projetos de educação ambiental com os professores da rede pública. Sua participação no projeto de arborização vai além do plantio. De acordo com a geógrafa Nívea, o setor estimulará os alunos a adotarem as árvores, responsabilizando-se por seu crescimento. "Nosso plano é envolver os alunos menores, para que eles acompanhem o desenvolvimento das espécies, seu florescimento e frutificação."


Parceria institucional