Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Inclusão digital beneficiará estudantes de Vitória da Conquista(BA)

Todas as notícias Categorias

08/04/2003 Undime

Inclusão digital beneficiará estudantes de Vitória da Conquista(BA)

O município de Vitória da Conquista na Bahia terá uma de suas escolas participando do Projeto Incluir, programa de inclusão digital apresentado pela Telemar ao governo federal, através do Ministério das Comunicações em janeiro. O objetivo final da ação é atender à meta do executivo federal de implantar bases e acessos digitais em 1,1 mil escolas nos próximos quatro anos, dentro do Programa de Universalização dos Serviços de Telefonia.


Inaugurado pelo ministro das Comunicações, Miro Teixeira, em Duque de Caxias (RJ), na Escola Municipal Professora Olga Teixeira de Oliveira, o trabalho atingirá dois milhões de estudantes e 30 mil professores. As seis escolas atendidas nesta primeira fase estão no Rio de Janeiro (Vargem Grande); duas em Pernambuco (Custódia e Caetés), uma no Piauí (Uruçuí), uma no Espírito Santo (Serra) e uma na Bahia (Vitória da Conquista).

Todas as unidades de ensino selecionadas situam-se em localidades que apresentam alto índice de exclusão social (IES). O projeto terá duas fases. Na primeira etapa, a unidade de ensino passa a contar com um laboratório de informática - com computadores, acesso à internet, scanner e impressora - e os professores recebem treinamento para reprodução das práticas de utilização do laboratório com os alunos.

Na segunda fase, prevista para o próximo trimestre, será adotado o programa de gestão escolar, com a utilização de um software que reproduz as melhores práticas de gestão escolar. A ferramenta foi desenvolvida por meio de parceria entre a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), Fundação Brava e unidades de ensino público brasileiras.

Experiência - Elaborado a partir da experiência da Telemar com inclusão digital e gestão escolar, o programa apresentado ao ministério tem como base o Projeto Telemar Educação, desenvolvido pela companhia desde o ano 2000, através do Instituto Telemar, e que, hoje, atinge 51 unidades escolares brasileiras, atendendo a 36 mil estudantes. Seu principal objetivo é a democratização do conhecimento através do uso da internet, contribuindo para a redução do isolamento e da exclusão das comunidades mais carentes.

Na Bahia, o Projeto Telemar Educação continua a crescer e já atende a cinco escolas nos municípios de Ubatã, Conde, Gongogi, Pintadas e Ibipeba, beneficiando cerca de cinco mil estudantes e 130 educadores. A primeira escola a ter o projeto implantado foi o Centro Integrado de Educação do Conde (Ciec), hoje com 70 professores e 2.113 alunos nos cursos da 5a série ao ensino médio e magistério do 1º grau. Lá, já foram desenvolvidos vários projetos comunitários, dentre eles, o de Desenvolvimento Sustentável, exposto na 1a Feira de Arte e Cultura do município. Como todas as outras, o Ciec recebeu cinco computadores, impressora, conexão à internet além de ter professores e alunos treinados por profissionais da Escola do Futuro.


Parceria institucional