Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Alfabetização do RN será avaliada

Todas as notícias Categorias

07/05/2007 Undime

Alfabetização do RN será avaliada

Em parceria com a Prefeitura do Natal, Unicef, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), Secretaria de Educação do Estado, UFRN e prefeituras municipais, a União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação (Undime/RN) inicia na próxima segunda-feira, 7, pela região do Alto Oeste e Região Litorânea, uma intervenção diagnóstica na rede pública de ensino para verificar o nível de alfabetização das crianças com três anos de escolaridade ou oito anos de idade.

A iniciativa vai atingir toda a rede pública do Rio Grande do Norte e será desenvolvida através da aplicação de uma avaliação em cerca de 3 mil turmas envolvendo 30 mil alunos e 100 pesquisadores. O resultado dessa avaliação (por escola em cada município) deverá ser disponibilizado até o final de setembro servindo para subsidiar a definição de políticas que corrijam as atuais deficiências no processo de alfabetização de crianças. Isso porque, cada escola vai ficar sabendo como está o desempenho dos seus alunos.

"É uma ação inédita no país. É o que o MEC anunciou para o próximo ano como uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), com o nome de Provinha Brasil", ressalta a vice-presidente nacional e presidente estadual da Undime, secretária municipal de educação de Natal, Justina Iva. Para ela, é uma ação que demonstra não só a preocupação mais uma determinação no sentido de identificar a fragilidade e instituir estratégias que se traduzam na melhoria da qualidade da educação pública no estado.

Segundo Justina Iva, a avaliação nacional que, nos últimos anos, vem apresentando resultados desfavoráveis para a educação pública no estado levou a Undime/RN a buscar alternativas visando reverter o quadro. A primeira delas ocorreu em 2003, através do estabelecimento de parcerias com o Unicef para uma ação que atingiu 55 municípios, 1.103 escolas e criação de 548 conselhos escolares. "Conselhos estes que continuam atuando nas escolas contribuindo para democratizar o processo. Condição necessária para que alcancemos uma educação de qualidade para todos".

De acordo com ela, em 2005, mais uma vez preocupada com o desempenho da rede pública de ensino, a Undime/RN elaborou uma ação envolvendo múltiplas atividades e com duração de quatro anos (2005/2008) tendo como foco garantir que as crianças da rede pública estejam alfabetizadas ao final do 2º ano escolar (8 anos). Trata-se da Agenda Potiguar Pela Alfabetização de Crianças que durante o ano de 2006 já realizou duas das suas atividades previstas.

A primeira delas, conta Justina, resultou na formação dos dirigentes municipais, diretores de DIREDs e coordenadores pedagógicos que culminou na formulação de Planos Municipais de Alfabetização de Crianças; e a segunda ação ocorreu através de audiências públicas em quatro pólos regionais (Mossoró, Caicó, Santa Cruz e Natal) reunindo mais de duas mil pessoas, além da realização de seminários com o duplo objetivo de sensibilizar a população sobre o desempenho educacional na região.

Justina Iva acrescenta, ainda, que esta intervenção diagnóstica que será iniciada segunda-feira, 7, nas regiões Oeste e Litorânea, representa a terceira ação da Agenda Potiguar Pela Alfabetização de Crianças. Ela aproveita a oportunidade e anuncia que outras duas ações estão programadas para o segundo semestre e início de 2008: Formação de Conselheiros Escolares e Formação de Professores Alfabetizadores.


Parceria institucional