24/11/2023 Undime
Debate aconteceu em comemoração ao dia 20 de novembro, em que se celebra o Dia da Consciência Negra
Em comemoração aos 20 anos da promulgação da Lei 10.639/03, a Undime, por meio da plataforma Conviva Educação, conversou com especialistas sobre o processo de implementação da lei, no processo de construção de uma sociedade justa, equânime com respeito à todas e todos.
O debate aconteceu na última quinta-feira, 23 de novembro, e teve por objetivo falar sobre os avanços obtidos com a legislação, o que ainda precisa ser feito para que a educação antirracista possa, de fato, refletir na sociedade.
O bate-papo que teve como tema "O papel da educação antirracista e a implementação da Lei 10.639/2003" contou a participação da professora de Língua Portuguesa do Centro Educacional Maria Quitéria, em Camaçari/BA, Vitalina Silva, vencedora da 2ª edição do Prêmio do Movimento LED - Luz na Educação; e a analista de Políticas Públicas do Instituto Alana, Beatriz Benedito. A mediação ficou por conta do professor Anderson Passos, Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA, presidente da Undime Bahia e secretário de finanças nacional da Undime.
Clique aqui e confira a íntegra do debate, disponível na galeria de vídeo da plataforma Conviva.
Acesse aqui o relatório com dados da pesquisa “Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais de Educação no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira", realizada pelo Instituto Alana e o Instituto da Mulher Negra (Geledés), com apoio da Undime e da organização internacional Imaginable Futures.
Ao longo de 2022, o estudo buscou aferir como e, se foram, construídas condições para combater o racismo estrutural, quais os passos percorridos, as lacunas existentes e os desafios que compõem o grave cenário da implementação da lei nas redes municipais de ensino, principais responsáveis pela educação básica do país.
Confira aqui a apresentação realizada durante a videoconferência na qual a representante do Instituto Alana falou sobre a experiência de seis municípios no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira.
Fonte: Conviva Educação
https://convivaeducacao.org.br/fique_atento/4551
Debate aconteceu em comemoração ao dia 20 de novembro, em que se celebra o Dia da Consciência Negra Em comemoração aos 20 anos da promulgação da Lei 10.639/03, a Undime, por meio da plataforma Conviva Educação, conversou com especialistas sobre o processo de implementação da lei, no processo de construção de uma sociedade justa, equânime com respeito à todas e todos. O debate aconteceu na última quinta-feira, 23 de novembro, e teve por objetivo falar sobre os avanços obtidos com a legislação, o que ainda precisa ser feito para que a educação antirracista possa, de fato, refletir na sociedade. O bate-papo que teve como tema "O papel da educação antirracista e a implementação da Lei 10.639/2003" contou a participação da professora de Língua Portuguesa do Centro Educacional Maria Quitéria, em Camaçari/BA, Vitalina Silva, vencedora da 2ª edição do Prêmio do Movimento LED - Luz na Educação; e a analista de Políticas Públicas do Instituto Alana, Beatriz Benedito. A mediação ficou por conta do professor Anderson Passos, Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA, presidente da Undime Bahia e secretário de finanças nacional da Undime. Clique aqui e confira a íntegra do debate, disponível na galeria de vídeo da plataforma Conviva. Acesse aqui o relatório com dados da pesquisa “Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais de Educação no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira", realizada pelo Instituto Alana e o Instituto da Mulher Negra (Geledés), com apoio da Undime e da organização internacional Imaginable Futures. Ao longo de 2022, o estudo buscou aferir como e, se foram, construídas condições para combater o racismo estrutural, quais os passos percorridos, as lacunas existentes e os desafios que compõem o grave cenário da implementação da lei nas redes municipais de ensino, principais responsáveis pela educação básica do país. Confira aqui a apresentação realizada durante a videoconferência na qual a representante do Instituto Alana falou sobre a experiência de seis municípios no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Fonte: Conviva Educação https://convivaeducacao.org.br/fique_atento/4551