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22/10/2024 Undime

Ética na educação, memorial de gestão e educação integral pautam debates do Fórum Regional Centro-Oeste

 

A programação da tarde do primeiro dia do Fórum Região Centro-Oeste da Undime, realizado nesta segunda-feira (21), começou com a palestra sobre “A ética na educação e o memorial de gestão como instrumento para sua efetivação”. Terezinha Rios, doutora em Educação e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), abordou sobre a “Ética e Competência e Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade”, temática que também é título de seu livro.

Mediada por Silvio Fidelis, Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT, presidente da Undime/MT e vice-presidente nacional da Undime, Rios destacou que os seres humanos não vivem só, mas convivem em sociedade. “Precisamos do senso e da responsabilidade de todo o coletivo, pois ninguém sobrevive sozinho, sem informações e partilha. Assim, destaco que memorável é o que merece ser lembrado. E o que merece ser lembrado é o que tem significado para todos dentro de um determinado território”.

“Registrar é algo muito significativo. Poder relembrar significa construir uma educação mais democrática e contínua. A Educação precisa e deve continuar viva com tudo aquilo que foi construído” finalizou.

Para colaborar com os municípios nessa ação de elaborar o Memorial de Gestão, o Conviva Educação oferece a ferramenta de Memorial de Gestão. A partir dela, a secretaria de educação pode criar o documento, que vai servir como norteador e orientador para apoiar a transição de gestão, com informações importantes de tudo o que foi feito nos últimos quatro anos.

A ferramenta é composta por diversos formulários, cada um relativo a uma área de gestão, como: Administrativa, Pedagógica, Orçamentária e Financeira, Alimentação Escolar, Transporte Escolar, entre outras.

No último dia 17 de outubro, a Undime realizou videoconefrência com a temática "Memorial de Gestão: como fazer uma transição republicana". O vídeo está disponível na íntegra no Youtube. Confira aqui.

Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser

Para encerrar o primeiro dia de debates do Fórum Regional Centro-Oeste, a última mesa-redonda abordou o tema da educação integral, integrada e integradora, destacando as diversas dimensões do ser. O painel contou com a participação de Aline Zero, coordenadora de Educação Integral em Tempo Integral do MEC; Georgia Maria Pompeo e Silva, auditora Federal de Finanças e Controle na Controladoria Regional da União em Mato Grosso; Ana Paula Sacchi Kuhar, analista Tributária e representante nacional de Cidadania Fiscal da Receita Federal; e Marcos Antonio Fari Junior, professor de Educação Física e Mestre em Educação.


A mediação foi conduzida por Alessio Costa Lima, presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE. Ele iniciou sua fala ressaltando que a educação integral apresenta desafios significativos, espec/ialmente em termos de concepção. “Não podemos pensar em uma educação que não considere as dimensões do ser. A verdadeira educação é aquela que promove o desenvolvimento da criança em múltiplos aspectos. É essencial entender que a educação na perspectiva integral do ser humano requer uma ampliação da jornada escolar”, afirmou.

Alessio também destacou que a educação integral não deve ser uma simples aplicação de um modelo de currículo de um município em outro. “É preocupante a ideia de ‘copiar e colar’ currículos. A realidade de cada município é única e, muitas vezes, não pode ser adequada em outro contexto. Portanto, é fundamental que essa discussão seja qualificada na escolha de componentes e tempos. O currículo não é algo simples; ele demanda um trabalho cuidadoso, que valorize a equipe pedagógica, diretores e professores, e que seja elaborado de forma colaborativa.”


Fonte/Fotos:
Undime


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