Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Próximo Webinário da Conae debaterá o magistério

Todas as notícias Categorias

17/11/2023 Undime

Próximo Webinário da Conae debaterá o magistério

8º Encontro da série de webinários será em 20 de novembro e vai tratar do tema “Desprofissionalização do magistério”

O 8º Encontro do Ciclo de Webinários da Conferência Nacional de Educação 2024 (Conae) será na próxima segunda-feira, 20 de novembro, e debaterá o tema “Desprofissionalização do Magistério”. O evento é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), e ocorrerá a partir das 19h (horário de Brasília), no Canal do MEC no YouTube. 

O webinário contará com a participação de: Susane Gonçalves, doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope); Alvana Maria Bof, doutora em Educação (Gestão da Educação e Políticas) pela The George Washington University (EUA) e pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); e Luiz Carlos Zalaf Caseiro, doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Inep. O debate será mediado por Luiz Roberto Alves, professor-pesquisador sênior da USP.

Os debatedores irão deixar suas contribuições sobre a questão básica: carreira docente, piso salarial, diversidades, formação no ensino superior, concursos públicos, mercado educacional, processos de avaliação e regulação, fenômenos conhecidos e vividos, que exigem políticas para soluções imediatas em face das perspectivas futuras.

Ciclo de Webinários – A série de debates proporcionada pelo Ciclo de Webinários Conae 2024 é uma preparação para a Conferência Nacional. Os encontros começaram em outubro de 2023 e irão até janeiro de 2024. O objetivo é facilitar e aquecer as discussões das conferências municipais, estaduais, distrital e nacional. Durante esses encontros, especialistas e representantes de diversas áreas da educação vão debater as metas vigentes do Plano Nacional de Educação (PNE) e as proposições para o seu próximo decênio. Os Webinários são propostos como parte das atividades do Grupo de Trabalho (GT) do novo PNE, instituído pela Portaria nº 1.112/2023 e composto por entidades, comissões e representantes da comunidade escolar.    

Os debates, além de discutirem os problemas tratados pelo GT/PNE, abordam os sete eixos que abrirão as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias da Conferência. Dessa forma, os Webinários vão favorecer as discussões da Conae em todos os seus âmbitos.  

Conae 2024 – A Conferência Nacional de Educação, convocada pelo Decreto-Lei nº 11.697/23, será realizada de 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF), com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para Garantia da Educação como Direito Humano com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável”. O MEC é o responsável por promover a Conae, que é precedida de conferências municipais, distrital e estaduais. Já a articulação e a coordenação das conferências são de responsabilidade do Fórum Nacional de Educação (FNE). A Conae 2024 pretende contribuir para a elaboração do novo PNE 2024-2034, de modo que debaterá a avaliação, os problemas e as necessidades educacionais do Plano vigente. Com a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade, a expectativa é que disso resultem proposições de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no País. Isso será articulado com os planos decenais de educação nos municípios, no Distrito Federal e nos estados, fortalecendo a gestão democrática, a colaboração e a cooperação federativa. A finalidade, assim, é enfrentar as desigualdades e garantir direitos educacionais. Mais informações estão disponíveis na página da Conae 2024. 

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/Novembro/proximo-webinario-da-conae-debatera-o-magisterio 


Parceria institucional