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16/07/2025 Undime

Escolas devem se organizar para etapa estadual da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Conferência envolve todas as escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental. Etapa estadual deve ocorrer até 15 de agosto

A partir do evento escolar realizado, chegou a hora de as escolas brasileiras mirarem a etapa da conferência estadual (ou distrital) da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Com prazo de realização até o dia 15 de agosto, essa etapa aprofunda os diálogos sobre o tema, além de eleger uma delegação e projetos que irão representar a unidade federativa na conferência nacional. A última fase vai ser realizada em Brasília, entre os dias 6 e 10 de outubro.

A conferência estadual ou distrital é um processo formativo realizado pelas Comissões Organizadoras Estaduais (COE), convocado pelas secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, conforme regulamento aprovado pela COE. O documento estabelece as normas para escolha dos projetos, dos delegados e das escolas que participarão da conferência nacional. As escolas devem ficar atentas às informações das respectivas secretarias.

Assim, a definição dos critérios para a priorização dos projetos que irão participar das próximas etapas da conferência é de responsabilidade da COE e deve constar no regulamento estadual. Dentre esses critérios, os organizadores estaduais deverão observar o equilíbrio de gênero entre meninos e meninas e buscar a representatividade entre meio rural e urbano, capital e interior, assim como de diferentes etnias.

A conferência estadual e distrital da CNIJMA ocorre após a realização da conferência nas escolas, quando estas se envolvem em pesquisas, diálogos e reflexões sobre temáticas contemporâneas por meio da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), culminando no evento de eleição do projeto de ação da escola, do delegado e suplente que vai defendê-lo nas etapas posteriores do processo, além do profissional da educação que fará o acompanhamento do delegado.

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um processo de mobilização voltado a todas as escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). O intuito é que as escolas desenvolvam jornadas pedagógicas por meio de pesquisas e produção de conhecimentos que contribuam com seus territórios no enfrentamento das mudanças do clima. Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Educação e Justiça Climática”, o principal objetivo da conferência é fortalecer ações formativas no campo da educação ambiental, para que as escolas se constituam como espaços educadores sustentáveis e resilientes.

Realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a conferência é promovida em parceria com o órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Opcional – Antes mesmo da etapa estadual, podem ser realizadas conferências regionais e/ou municipais. Trata-se de encontros que reúnem as delegações eleitas nas escolas de determinado município ou região para reforçar a formação dos participantes. Assim, após a realização das conferências nas escolas, a COE poderá promover essa etapa intermediária. Os estados que optarem por realizá-la devem observar os critérios estabelecidos pelo Regulamento Estadual, bem como estabelecer datas compatíveis com o cronograma da VI CNIJMA.

O objetivo desses encontros é reunir as delegações eleitas nas escolas de determinado município ou região, reforçar a formação dos participantes (infantojuvenis, jovens facilitadores/as e profissionais da educação) no tema da conferência, além de eleger a delegação e o projeto de ação que representarão o município/região na conferência estadual.

CNIJMA – A 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa pedagógica, dinâmica, dialógica e de encontros. O intuito é valorizar a cidadania ambiental nas escolas e nas comunidades, a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como uma oportunidade para estudar e debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

Ao longo de cinco edições (2003-2018), a CNIJMA envolveu mais de 20 milhões de pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, professores, gestores da educação e do meio ambiente. Esse histórico de participação e engajamento demonstra a importância e o impacto positivo desse processo pedagógico na construção de uma consciência ambiental e cidadã em nosso país.

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/julho/escolas-devem-se-organizar-para-etapa-estadual-da-cnijma 

 


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