16/07/2025 Undime
Conferência envolve todas as escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental. Etapa estadual deve ocorrer até 15 de agosto
A partir do evento escolar realizado, chegou a hora de as escolas brasileiras mirarem a etapa da conferência estadual (ou distrital) da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Com prazo de realização até o dia 15 de agosto, essa etapa aprofunda os diálogos sobre o tema, além de eleger uma delegação e projetos que irão representar a unidade federativa na conferência nacional. A última fase vai ser realizada em Brasília, entre os dias 6 e 10 de outubro.
A conferência estadual ou distrital é um processo formativo realizado pelas Comissões Organizadoras Estaduais (COE), convocado pelas secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, conforme regulamento aprovado pela COE. O documento estabelece as normas para escolha dos projetos, dos delegados e das escolas que participarão da conferência nacional. As escolas devem ficar atentas às informações das respectivas secretarias.
Assim, a definição dos critérios para a priorização dos projetos que irão participar das próximas etapas da conferência é de responsabilidade da COE e deve constar no regulamento estadual. Dentre esses critérios, os organizadores estaduais deverão observar o equilíbrio de gênero entre meninos e meninas e buscar a representatividade entre meio rural e urbano, capital e interior, assim como de diferentes etnias.
A conferência estadual e distrital da CNIJMA ocorre após a realização da conferência nas escolas, quando estas se envolvem em pesquisas, diálogos e reflexões sobre temáticas contemporâneas por meio da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), culminando no evento de eleição do projeto de ação da escola, do delegado e suplente que vai defendê-lo nas etapas posteriores do processo, além do profissional da educação que fará o acompanhamento do delegado.
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um processo de mobilização voltado a todas as escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). O intuito é que as escolas desenvolvam jornadas pedagógicas por meio de pesquisas e produção de conhecimentos que contribuam com seus territórios no enfrentamento das mudanças do clima. Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Educação e Justiça Climática”, o principal objetivo da conferência é fortalecer ações formativas no campo da educação ambiental, para que as escolas se constituam como espaços educadores sustentáveis e resilientes.
Realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a conferência é promovida em parceria com o órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Opcional – Antes mesmo da etapa estadual, podem ser realizadas conferências regionais e/ou municipais. Trata-se de encontros que reúnem as delegações eleitas nas escolas de determinado município ou região para reforçar a formação dos participantes. Assim, após a realização das conferências nas escolas, a COE poderá promover essa etapa intermediária. Os estados que optarem por realizá-la devem observar os critérios estabelecidos pelo Regulamento Estadual, bem como estabelecer datas compatíveis com o cronograma da VI CNIJMA.
O objetivo desses encontros é reunir as delegações eleitas nas escolas de determinado município ou região, reforçar a formação dos participantes (infantojuvenis, jovens facilitadores/as e profissionais da educação) no tema da conferência, além de eleger a delegação e o projeto de ação que representarão o município/região na conferência estadual.
CNIJMA – A 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa pedagógica, dinâmica, dialógica e de encontros. O intuito é valorizar a cidadania ambiental nas escolas e nas comunidades, a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como uma oportunidade para estudar e debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.
Ao longo de cinco edições (2003-2018), a CNIJMA envolveu mais de 20 milhões de pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, professores, gestores da educação e do meio ambiente. Esse histórico de participação e engajamento demonstra a importância e o impacto positivo desse processo pedagógico na construção de uma consciência ambiental e cidadã em nosso país.
Fonte: MEC
Conferência envolve todas as escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental. Etapa estadual deve ocorrer até 15 de agosto A partir do evento escolar realizado, chegou a hora de as escolas brasileiras mirarem a etapa da conferência estadual (ou distrital) da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Com prazo de realização até o dia 15 de agosto, essa etapa aprofunda os diálogos sobre o tema, além de eleger uma delegação e projetos que irão representar a unidade federativa na conferência nacional. A última fase vai ser realizada em Brasília, entre os dias 6 e 10 de outubro. A conferência estadual ou distrital é um processo formativo realizado pelas Comissões Organizadoras Estaduais (COE), convocado pelas secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, conforme regulamento aprovado pela COE. O documento estabelece as normas para escolha dos projetos, dos delegados e das escolas que participarão da conferência nacional. As escolas devem ficar atentas às informações das respectivas secretarias. Assim, a definição dos critérios para a priorização dos projetos que irão participar das próximas etapas da conferência é de responsabilidade da COE e deve constar no regulamento estadual. Dentre esses critérios, os organizadores estaduais deverão observar o equilíbrio de gênero entre meninos e meninas e buscar a representatividade entre meio rural e urbano, capital e interior, assim como de diferentes etnias. A conferência estadual e distrital da CNIJMA ocorre após a realização da conferência nas escolas, quando estas se envolvem em pesquisas, diálogos e reflexões sobre temáticas contemporâneas por meio da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), culminando no evento de eleição do projeto de ação da escola, do delegado e suplente que vai defendê-lo nas etapas posteriores do processo, além do profissional da educação que fará o acompanhamento do delegado. A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um processo de mobilização voltado a todas as escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). O intuito é que as escolas desenvolvam jornadas pedagógicas por meio de pesquisas e produção de conhecimentos que contribuam com seus territórios no enfrentamento das mudanças do clima. Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Educação e Justiça Climática”, o principal objetivo da conferência é fortalecer ações formativas no campo da educação ambiental, para que as escolas se constituam como espaços educadores sustentáveis e resilientes. Realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a conferência é promovida em parceria com o órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Opcional – Antes mesmo da etapa estadual, podem ser realizadas conferências regionais e/ou municipais. Trata-se de encontros que reúnem as delegações eleitas nas escolas de determinado município ou região para reforçar a formação dos participantes. Assim, após a realização das conferências nas escolas, a COE poderá promover essa etapa intermediária. Os estados que optarem por realizá-la devem observar os critérios estabelecidos pelo Regulamento Estadual, bem como estabelecer datas compatíveis com o cronograma da VI CNIJMA. O objetivo desses encontros é reunir as delegações eleitas nas escolas de determinado município ou região, reforçar a formação dos participantes (infantojuvenis, jovens facilitadores/as e profissionais da educação) no tema da conferência, além de eleger a delegação e o projeto de ação que representarão o município/região na conferência estadual. CNIJMA – A 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa pedagógica, dinâmica, dialógica e de encontros. O intuito é valorizar a cidadania ambiental nas escolas e nas comunidades, a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como uma oportunidade para estudar e debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas. Ao longo de cinco edições (2003-2018), a CNIJMA envolveu mais de 20 milhões de pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, professores, gestores da educação e do meio ambiente. Esse histórico de participação e engajamento demonstra a importância e o impacto positivo desse processo pedagógico na construção de uma consciência ambiental e cidadã em nosso país. Fonte: MEC https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/julho/escolas-devem-se-organizar-para-etapa-estadual-da-cnijma