Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime na mídia > Webinar: como a Undime se posiciona durante a pandemia?

Todas as notícias Categorias

09/04/2020 Undime

Webinar: como a Undime se posiciona durante a pandemia?

 

Luiz Miguel Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), se encontrou virtualmente com Carlos Sanches, especialista em gestão, Carolina Nunes, analista de projetos do Instituto Votorantim, e mais de 300 pessoas que presenciaram o Webinar PVE (Parceria Pela Valorização da Educação) desta quarta-feira (8). Luiz Miguel aproveitou o momento de troca para reafirmar os posicionamentos da Undime em relação ao Covid-19 e trazer uma leitura do cenário da educação brasileira durante a crise.

— Toda a nossa atuação agora é para evitar o aumento o fosso da desigualdade entre as crianças — sentencia Luiz Miguel.

De acordo com o presidente nacional da entidade, as duas principais áreas que preocupam os dirigentes educacionais e escolares de todo o país são a alimentação e o calendário escolar. 

Saiba quais são todos os posicionamentos da Undime clicando aqui.

Alimentação

Luiz Miguel conta que muitas das dúvidas recebidas pela Undime se referem à distribuição da merenda escolar para alunos em situações de vulnerabilidade social. Quando o distanciamento social foi iniciado, muitas redes tentaram distribuir os alimentos perecíveis para as famílias. Luiz Miguel é enfático:

— A lei permite a entrega da alimentação nesse período, mas não é obrigatório — relembra.

Sobre a distribuição de alimentos, Luiz Miguel aconselha que dirigentes municipais sempre se apoiem nas legislações vigentes e nas autoridades do município para a tomada de decisões:

— Se respaldem no conselho de alimentação escolar, façam as atas, se resguardem nesse sentido — propõe.

Também é preciso ficar atento: apesar da crise, ainda estamos em ano final de gestão municipal, um ano de transição entre administrações.

— Vamos fazer um guia para orientar a prestação de contas nesse período. Estamos em ano de fechamento de gestão, registrem, organizem, quando fechar o Memorial de Gestão do Conviva no dia 31 de dezembro, está tudo lá.

Calendário

Ainda é cedo para definir como será o calendário escolar do ano letivo de 2020, tendo em vista a incerteza do prolongamento da pandemia, mas professores e gestores seguem preocupados com a possível recuperação de aulas nas escolas.

— Nós achamos que é cedo pensar no calendário escolar, mas aceitamos a flexibilização de até 25% dos dias letivos para o fundamental a partir do 6º ano, com validação das atividades que sejam a distância — consolida.

Estas são as recomendações de Luiz Miguel e da Undime:

— Primeiro, todas as possibilidades de reposição presencial devem ser esgotadas;

— A segunda opção que colocamos é buscar formas de reposição que permitam uma interação maior;

— Entendemos que para Educação Infantil e Anos Iniciais não deva se utilizar de ferramentas de educação a distância. Recomendamos que isso seja usado a partir do 6º ano, que as crianças já têm mais autonomia.

Por fim, é relevante lembrar que o mundo no qual vivíamos não será o mesmo depois da pandemia de Covid-19.

— Sairemos com o mundo arrasado juntando moedinhas. É muito importante ter a consciência disso — alerta Luiz Miguel.

Assista à videoconferência completa aqui.

Fonte: Instituto Votorantim com adaptações

https://bit.ly/webinarEP11 


Parceria institucional