11/03/2025 Undime
Pesquisa acontece entre 17 e 28 de março com professores de ensino fundamental e médio da educação básica e da educação profissional e tecnológica. Objetivo é levantar insumos para o Compromisso Nacional Toda Matemática
(Foto: Fábio Nakakura/MEC)
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou a Escuta Nacional de Professores de Matemática nesta segunda-feira, 10 de março. A iniciativa ocorre entre 17 e 28 de março e é destinada aos professores que ensinam o componente no ensino fundamental e médio. O objetivo da escuta é levantar insumos para a orientação e a definição de ações e estratégias do Compromisso Nacional Toda Matemática, com base nas necessidades e nas demandas apontadas pelos professores.
A escuta será aberta e de adesão voluntária, além de contar com uma amostra pré-estabelecida, garantindo a precisão e a representatividade. Assim, espera-se não apenas melhorar as práticas pedagógicas no país, mas também fortalecer as vozes dos educadores, garantindo a valorização dos docentes e a consideração das diferentes perspectivas na definição de políticas públicas para o ensino da matemática.
A iniciativa foi lançada durante um webinário, disponível no canal do YouTube do MEC, no qual foram debatidos: os panoramas do componente curricular no país; os desafios e as possibilidades da matemática no Brasil; a experiência das escolas na mobilização de alunos para a Olimpíada de Matemática (OBMEP); os panoramas de pesquisas internacionais sobre a matemática; a estrutura da pesquisa; o guia da Escuta Nacional; e a disponibilidade do MEC em ouvir os educadores.
A secretária da SEB, Kátia Schweickardt, disse que esse é um passo importante para garantir o direito inalienável de uma aprendizagem mais significativa e de qualidade. “Não é novidade que enfrentamos alguns desafios em relação à aprendizagem de matemática no nosso país. Ao colocar uma lupa em cima dos processos de ensino da disciplina, buscamos encontrar as especificidades que circundam a matemática e que podem ser utilizadas para potencializar o ensino, valorizando as experiências de alunos e professores e reconhecendo o papel da construção coletiva”, completou.
“Diferente do que acontece com outras áreas do conhecimento, nós não temos conseguido garantir o índice adequado para a aprendizagem de matemática em nenhuma unidade federativa do país”, disse a coordenadora-geral de Ensino Fundamental, Tereza Farias. “Convidamos e convocamos toda a sociedade, principalmente a educacional, a participar da Escuta Nacional, para continuarmos avançando na construção e no delineamento de uma política comprometida com a melhoria da aprendizagem em educação matemática para todas as etapas da educação básica”.
Contexto – A pasta já havia promovido um webinário, no dia 25 de fevereiro, para debater a aprendizagem do componente no país. Intitulado “Somando Vozes por Toda Matemática”, o encontro reuniu professores e estudantes para debater temas como a relevância do conhecimento pedagógico na aprendizagem da matemática e a importância dessas práticas para a melhoria do ensino.
Guia – Ainda em janeiro, o MEC lançou o Caderno de Inovação Curricular em Matemática, como parte do Programa Escola das Adolescências. O material apresenta a proposta do Clube de Letramento Matemático, com dois objetivos principais: apoiar a recomposição de aprendizagens fundamentais e tornar o ensino da matemática mais envolvente e desafiador.
O clube adota uma abordagem baseada na resolução de problemas, incentivando a participação ativa dos estudantes, o desenvolvimento do raciocínio matemático e a construção da autoconfiança. As atividades propostas desconstroem crenças limitantes sobre a matemática, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e exploratório em que diferentes soluções são valorizadas e erros são utilizados como oportunidades de reflexão.
Participantes – Também estiveram presentes no encontro os consultores da Coordenação-Geral de Ensino Fundamental, Victor Eyng e Stael Campos; o membro do Conselho Gestor da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr), Maurício Endo; o medalhista da OBMEP, Matheus Rodrigues; a gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social, Fernanda Seidel; a diretora-executiva do Instituto Porvir, Tatiana Klix; e a cofundadora e consultora institucional da Rede Conhecimento Social, Ana Lima.
Fonte: MEC
Pesquisa acontece entre 17 e 28 de março com professores de ensino fundamental e médio da educação básica e da educação profissional e tecnológica. Objetivo é levantar insumos para o Compromisso Nacional Toda Matemática (Foto: Fábio Nakakura/MEC) O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou a Escuta Nacional de Professores de Matemática nesta segunda-feira, 10 de março. A iniciativa ocorre entre 17 e 28 de março e é destinada aos professores que ensinam o componente no ensino fundamental e médio. O objetivo da escuta é levantar insumos para a orientação e a definição de ações e estratégias do Compromisso Nacional Toda Matemática, com base nas necessidades e nas demandas apontadas pelos professores. A escuta será aberta e de adesão voluntária, além de contar com uma amostra pré-estabelecida, garantindo a precisão e a representatividade. Assim, espera-se não apenas melhorar as práticas pedagógicas no país, mas também fortalecer as vozes dos educadores, garantindo a valorização dos docentes e a consideração das diferentes perspectivas na definição de políticas públicas para o ensino da matemática. A iniciativa foi lançada durante um webinário, disponível no canal do YouTube do MEC, no qual foram debatidos: os panoramas do componente curricular no país; os desafios e as possibilidades da matemática no Brasil; a experiência das escolas na mobilização de alunos para a Olimpíada de Matemática (OBMEP); os panoramas de pesquisas internacionais sobre a matemática; a estrutura da pesquisa; o guia da Escuta Nacional; e a disponibilidade do MEC em ouvir os educadores. A secretária da SEB, Kátia Schweickardt, disse que esse é um passo importante para garantir o direito inalienável de uma aprendizagem mais significativa e de qualidade. “Não é novidade que enfrentamos alguns desafios em relação à aprendizagem de matemática no nosso país. Ao colocar uma lupa em cima dos processos de ensino da disciplina, buscamos encontrar as especificidades que circundam a matemática e que podem ser utilizadas para potencializar o ensino, valorizando as experiências de alunos e professores e reconhecendo o papel da construção coletiva”, completou. “Diferente do que acontece com outras áreas do conhecimento, nós não temos conseguido garantir o índice adequado para a aprendizagem de matemática em nenhuma unidade federativa do país”, disse a coordenadora-geral de Ensino Fundamental, Tereza Farias. “Convidamos e convocamos toda a sociedade, principalmente a educacional, a participar da Escuta Nacional, para continuarmos avançando na construção e no delineamento de uma política comprometida com a melhoria da aprendizagem em educação matemática para todas as etapas da educação básica”. Contexto – A pasta já havia promovido um webinário, no dia 25 de fevereiro, para debater a aprendizagem do componente no país. Intitulado “Somando Vozes por Toda Matemática”, o encontro reuniu professores e estudantes para debater temas como a relevância do conhecimento pedagógico na aprendizagem da matemática e a importância dessas práticas para a melhoria do ensino. Guia – Ainda em janeiro, o MEC lançou o Caderno de Inovação Curricular em Matemática, como parte do Programa Escola das Adolescências. O material apresenta a proposta do Clube de Letramento Matemático, com dois objetivos principais: apoiar a recomposição de aprendizagens fundamentais e tornar o ensino da matemática mais envolvente e desafiador. O clube adota uma abordagem baseada na resolução de problemas, incentivando a participação ativa dos estudantes, o desenvolvimento do raciocínio matemático e a construção da autoconfiança. As atividades propostas desconstroem crenças limitantes sobre a matemática, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e exploratório em que diferentes soluções são valorizadas e erros são utilizados como oportunidades de reflexão. Participantes – Também estiveram presentes no encontro os consultores da Coordenação-Geral de Ensino Fundamental, Victor Eyng e Stael Campos; o membro do Conselho Gestor da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr), Maurício Endo; o medalhista da OBMEP, Matheus Rodrigues; a gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social, Fernanda Seidel; a diretora-executiva do Instituto Porvir, Tatiana Klix; e a cofundadora e consultora institucional da Rede Conhecimento Social, Ana Lima. Fonte: MEC https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/marco/mec-lanca-escuta-nacional-de-professores-que-ensinam-matematica