Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Prefeito Amigo da Criança: mais 1,2 mil prefeitos já se comprometeram a defender temas ligados à infância

Todas as notícias Categorias

10/02/2017 Undime

Prefeito Amigo da Criança: mais 1,2 mil prefeitos já se comprometeram a defender temas ligados à infância

Até o momento 1.250 prefeitos dos 26 estados da federação já aderiram ao Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), uma iniciativa da Fundação Abrinq. O número representa 22% do total de prefeitos no país. O objetivo desta edição, cujo alvo são os prefeitos que assumiram a gestão 2017/ 2020, é alcançar 2.200 municípios em todo o Brasil.

Os prefeitos interessados em realizar a adesão devem acessar a página do Programa Prefeito Amigo da Criança. A adesão é online!

O objetivo do programa é mobilizar e apoiar tecnicamente prefeitos, prefeitas e suas equipes na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para tanto, ao assumir o compromisso, o prefeito deve nomear um articulador, que será o principal elo de comunicação entre o município e a equipe técnica do Programa Prefeito Amigo da Criança ao longo dos quatro anos da gestão municipal. O desenvolvimento do programa implica compromissos de ambas as partes, tanto dos gestores municipais quanto da Fundação Abrinq. Para obter mais informações, clique aqui.

De acordo com os últimos dados apresentados pela Fundação Abrinq, a Região Nordeste lidera a taxa de cobertura e o número de municípios com adesão ao Programa. São 481 municípios, em uma taxa de cobertura de 27%. Na Região Norte, a taxa de cobertura é de 25% com 112 adesões. Na Região Sudeste, 330 prefeitos aderiram ao Programa, o que representa uma cobertura de 20% dos municípios da região. Já as regiões Sul e Centro Oeste registram uma taxa de cobertura de 19%, com 225 e 88 municípios respectivamente.

Confira aqui o mapa de adesões e saiba quem são os Prefeitos Amigos da Criança.

Os prefeitos e prefeitas que conseguirem cumprir a agenda do Programa ao longo dos quatro anos de gestão, institucionalizar um processo de planejamento da política da infância e adolescência de forma participativa e intersetorial e apresentar evolução dos indicadores sociais serão premiados com o Selo de Reconhecimento Prefeito Amigo da Criança ao final da gestão, após processo de avaliação.

Clique aqui para realizar a adesão.

Fonte: Undime


Parceria institucional