06/02/2026 Undime
Confira o vídeo do professor Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime. Em razão do início do ano letivo, parceiros institucionais da BAE estão mobilizados para ampliar o número de municípios que utilizam a estratégia para fazer o enfrentamento da evasão escolar.

Os parceiros institucionais da Busca Ativa Escolar estão mobilizados para ampliar o número de municípios adesos à estratégia. No atual ciclo de gestão municipal (2025 a 2028), a estratégia já é utilizada por mais de 2,6 mil municípios. Mas a proposta é que esse número seja amplamente expandido, e com isso, cada prefeitura tenha as ferramentas necessárias para enfrentar o abandono, a evasão e a exclusão escolar.
A estratégia é um motor de transformação social. Permite que os municípios identifiquem, atendam intersetorialmente e tragam de volta quem nunca deveria estar fora da sala de aula. Onde a BAE chega, a vulnerabilidade diminui e o presente e futuro ganham novas chances.
O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Martins Garcia, divulgou nessa quarta-feira, dia 4 de fevereiro de 2026, vídeo convocando os gestores e técnicos da educação de todo o Brasil para essa missão: garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo.
Assista agora: https://youtube.com/shorts/jtHCcgkYH3U
A estratégia já possibilitou a (re)matricula de mais de 312 mil meninos e meninas na escola, mas ainda estão fora da sala de aula 930 mil crianças e adolescentes, de 4 a 7 anos, em todo o Brasil (Pnad, 2024). Esse não é apenas um número; são vidas, talentos, presente e futuro pausados pela exclusão escolar.
Lembre-se, o início do ano letivo é o momento de ouro para os municípios implementarem a BAE. Cada dia que uma criança e um/a adolescente passam fora da escola, a vulnerabilidade aumenta.
Fonte: Busca Ativa Escolar
Confira o vídeo do professor Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime. Em razão do início do ano letivo, parceiros institucionais da BAE estão mobilizados para ampliar o número de municípios que utilizam a estratégia para fazer o enfrentamento da evasão escolar. Os parceiros institucionais da Busca Ativa Escolar estão mobilizados para ampliar o número de municípios adesos à estratégia. No atual ciclo de gestão municipal (2025 a 2028), a estratégia já é utilizada por mais de 2,6 mil municípios. Mas a proposta é que esse número seja amplamente expandido, e com isso, cada prefeitura tenha as ferramentas necessárias para enfrentar o abandono, a evasão e a exclusão escolar. A estratégia é um motor de transformação social. Permite que os municípios identifiquem, atendam intersetorialmente e tragam de volta quem nunca deveria estar fora da sala de aula. Onde a BAE chega, a vulnerabilidade diminui e o presente e futuro ganham novas chances. O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Martins Garcia, divulgou nessa quarta-feira, dia 4 de fevereiro de 2026, vídeo convocando os gestores e técnicos da educação de todo o Brasil para essa missão: garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo. Assista agora: https://youtube.com/shorts/jtHCcgkYH3U A estratégia já possibilitou a (re)matricula de mais de 312 mil meninos e meninas na escola, mas ainda estão fora da sala de aula 930 mil crianças e adolescentes, de 4 a 7 anos, em todo o Brasil (Pnad, 2024). Esse não é apenas um número; são vidas, talentos, presente e futuro pausados pela exclusão escolar. Lembre-se, o início do ano letivo é o momento de ouro para os municípios implementarem a BAE. Cada dia que uma criança e um/a adolescente passam fora da escola, a vulnerabilidade aumenta. Fonte: Busca Ativa Escolar https://buscaativaescolar.org.br/noticia/presidente-da-undime-convoca-municipios-para-aderir-a-busca-ativa-escolar?utm_campaign=BAE+-+Boletim+Semanal+-+05%2F02%2F26&utm_content=Busca+Ativa+Escolar&utm_medium=email&utm_source=dinamize&utm_term=BAE+-+Boletim+Semanal+-+05%2F02%2F26