03/02/2025 Undime
Documento traz fundamentos teórico-metodológicos da avaliação. Pré-teste será em abril de 2025. Estudo afere habilidades em leitura de alunos do 4º ano
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou em seu portal a matriz de referência do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) 2026. O documento apresenta os fundamentos teórico-metodológicos da avaliação. O ano de 2025 será dedicado ao estudo preparatório para a aplicação que será realizada em 2026.
A estimativa é que, em 2025, cerca de 1.250 estudantes do 4º ano do ensino fundamental participem, em até 25 escolas, sendo uma ou duas turmas por escola, localizadas em uma capital por região do Brasil.
- O Inep aplicou o PIRLS a estudantes brasileiros, pela primeira vez, em 2021.
- Os resultados dessa primeira avaliação foram divulgados em 2023 e estão disponíveis no portal do Instituto.
- A avaliação contou com uma amostra de 187 escolas (públicas e privadas), distribuídas por todas as regiões do Brasil.
- Mais de 4.900 alunos do 4º ano do ensino fundamental foram avaliados.
Avaliação – O PIRLS afere as habilidades em leitura de alunos do 4º ano do fundamental, momento em que, normalmente, o aluno já aprendeu a ler e está colocando a leitura em prática como um instrumento de aprendizado. Por isso, a avaliação busca coletar dados justamente sobre esse ponto da trajetória escolar. Serve como parâmetro de proficiência em leitura e uma referência para entender o desempenho dos jovens alunos em um cenário global dinâmico.
Mundo digital – Em 2021, o PIRLS introduziu um modelo que incluiu formatos de leitura digitais e interativos, que simulam a leitura baseada nas redes. Nesse contexto, mais da metade dos participantes fez a transição para um formato digital. Em 2026, a perspectiva é que o estudo conclua a transição para uma avaliação de leitura inteiramente digital, com o objetivo de criar uma experiência alinhada às práticas diárias dos jovens alunos e à evolução tecnológica.
PIRLS – As provas contemplam dois eixos: a experiência literária, e a aquisição e o uso da informação. Além disso, os resultados consideram fatores contextuais que podem influenciar o desempenho dos estudantes. Essa contextualização é feita por meio de questionários, respondidos pelos próprios estudantes, professores e diretores, pais ou responsáveis. O estudo é realizado a cada cinco anos, pela IEA, cooperativa internacional de instituições de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.
Acesse a matriz de referência do PIRLS 2026
Acesse o banco de dados sobre o PIRLS
Fonte: Inep
Documento traz fundamentos teórico-metodológicos da avaliação. Pré-teste será em abril de 2025. Estudo afere habilidades em leitura de alunos do 4º ano O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou em seu portal a matriz de referência do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) 2026. O documento apresenta os fundamentos teórico-metodológicos da avaliação. O ano de 2025 será dedicado ao estudo preparatório para a aplicação que será realizada em 2026. A estimativa é que, em 2025, cerca de 1.250 estudantes do 4º ano do ensino fundamental participem, em até 25 escolas, sendo uma ou duas turmas por escola, localizadas em uma capital por região do Brasil. - O Inep aplicou o PIRLS a estudantes brasileiros, pela primeira vez, em 2021.- Os resultados dessa primeira avaliação foram divulgados em 2023 e estão disponíveis no portal do Instituto.- A avaliação contou com uma amostra de 187 escolas (públicas e privadas), distribuídas por todas as regiões do Brasil.- Mais de 4.900 alunos do 4º ano do ensino fundamental foram avaliados. Avaliação – O PIRLS afere as habilidades em leitura de alunos do 4º ano do fundamental, momento em que, normalmente, o aluno já aprendeu a ler e está colocando a leitura em prática como um instrumento de aprendizado. Por isso, a avaliação busca coletar dados justamente sobre esse ponto da trajetória escolar. Serve como parâmetro de proficiência em leitura e uma referência para entender o desempenho dos jovens alunos em um cenário global dinâmico. Mundo digital – Em 2021, o PIRLS introduziu um modelo que incluiu formatos de leitura digitais e interativos, que simulam a leitura baseada nas redes. Nesse contexto, mais da metade dos participantes fez a transição para um formato digital. Em 2026, a perspectiva é que o estudo conclua a transição para uma avaliação de leitura inteiramente digital, com o objetivo de criar uma experiência alinhada às práticas diárias dos jovens alunos e à evolução tecnológica. PIRLS – As provas contemplam dois eixos: a experiência literária, e a aquisição e o uso da informação. Além disso, os resultados consideram fatores contextuais que podem influenciar o desempenho dos estudantes. Essa contextualização é feita por meio de questionários, respondidos pelos próprios estudantes, professores e diretores, pais ou responsáveis. O estudo é realizado a cada cinco anos, pela IEA, cooperativa internacional de instituições de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo. Acesse a matriz de referência do PIRLS 2026 Acesse o banco de dados sobre o PIRLS Saiba mais sobre o PIRLS Fonte: Inep https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/disponivel-a-matriz-de-referencia-do-pirls-2026