06/06/2014 Undime
As escolas de educação básica ? até o 9º ano ? podem ficar obrigadas a exibir, pelo menos duas horas por mês, filmes de produção nacional. A mudança na Lei 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, foi aprovada nesta quinta-feira (05), no Plenário do Senado e será enviada à sanção presidencial.
O autor do projeto (PLS 185/2008), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), argumentou que a arte deve ser parte fundamental do processo educacional. Disse ainda que a criança que não tem acesso à manifestações artísticas usualmente se transforma em um adulto desinteressado por cultura e que por conta disso perde a chance de ter o ?deslumbramento com as coisas belas?.
O senador do Distrito Federal defende ainda que o cinema é a arte mais fácil para ser levada às escolas. Cristovam também acredita que esses alunos poderão adquirir o hábito de frequentar as salas de cinema.
- A única forma de dar liberdade à indústria cinematográfica é criar uma massa de cinéfilos que invadam nossos cinemas, dando uma economia de escala à manutenção da indústria cinematográfica. Isso só acontecerá quando conseguirmos criar uma geração com gosto pelo cinema, e o único caminho é a escola, disse Cristovam.
Autor: Agência Senado
As escolas de educação básica ? até o 9º ano ? podem ficar obrigadas a exibir, pelo menos duas horas por mês, filmes de produção nacional. A mudança na Lei 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, foi aprovada nesta quinta-feira (05), no Plenário do Senado e será enviada à sanção presidencial. O autor do projeto (PLS 185/2008), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), argumentou que a arte deve ser parte fundamental do processo educacional. Disse ainda que a criança que não tem acesso à manifestações artísticas usualmente se transforma em um adulto desinteressado por cultura e que por conta disso perde a chance de ter o ?deslumbramento com as coisas belas?. O senador do Distrito Federal defende ainda que o cinema é a arte mais fácil para ser levada às escolas. Cristovam também acredita que esses alunos poderão adquirir o hábito de frequentar as salas de cinema. - A única forma de dar liberdade à indústria cinematográfica é criar uma massa de cinéfilos que invadam nossos cinemas, dando uma economia de escala à manutenção da indústria cinematográfica. Isso só acontecerá quando conseguirmos criar uma geração com gosto pelo cinema, e o único caminho é a escola, disse Cristovam. Autor: Agência Senado http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/06/05/filmes-e-demais-producoes-audiovisuais-brasileiros-podem-ser-exibidos-nas-escolas