13/10/2004 Undime
Alfabetização, financiamento, políticas públicas, formação de professores, trabalho, geração de renda e diversidade. Estes foram alguns dos temas debatidos no VI Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos - Eneja, realizado no período de 8 a 11 de setembro, em Porto Alegre/ RS.
Segundo o relatório-síntese, o Eneja foi realizado em uma conjuntura nacional favorável à educação de jovens e adultos, do ponto de vista político. "Observa-se, com certo regozijo, que muitas demandas dos Fóruns organizados vieram sendo incorporadas nas agendas políticas". Aponta-se, porém, que o desafio das conquistas em relação à concepção do que deve ser a EJA não agregou recursos públicos reveladores da forma esperada. "A política econômica segue, ainda, sendo um forte limitador do avanço das áreas sociais, pelos compromissos firmados externamente com agências multilaterais, de pouca flexibilidade".
Quanto aos desafios e perspectivas para a Educação de Jovens e Adultos, as discussões do VI Eneja apontam que o grande desafio da área está em construir uma educação pautada na dimensão humana. "Educar ética e cientificamente para a cidadania, procurando manter viva a participação da sociedade civil, das organizações no debate com o governo e demais esferas da vida pública".
Participaram do encontro os delegados eleitos nos Fóruns estaduais de EJA, representando os diferentes segmentos que atuam com a Educação de Jovens e Adultos. Em cada fórum estadual foram eleitos, no máximo, vinte delegados.
A Undime foi representada pela profª Justiva Iva de Araújo Silva, DME de Natal e presidenta da Undime/ RN, que participou do painel Financiamento: um compromisso com a Educação de Jovens e Adultos .
As temáticas indicadas para o próximo Eneja são: As configuração do campo da EJA; O papel do Estado e o dos movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada na construção e execução de políticas de EJA; Novas tecnologias e Educação a Distância; Educação do Campo: Enfrentando as questões do Meio Rural, Educação Indígena; Economia Solidária.
Para o VII Eneja candidatou-se o Fórum do Distrito Federal, apoiado por toda a plenária, que decidiu realizar o evento, em 2005, na cidade de Brasília.
Alfabetização, financiamento, políticas públicas, formação de professores, trabalho, geração de renda e diversidade. Estes foram alguns dos temas debatidos no VI Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos - Eneja, realizado no período de 8 a 11 de setembro, em Porto Alegre/ RS. Segundo o relatório-síntese, o Eneja foi realizado em uma conjuntura nacional favorável à educação de jovens e adultos, do ponto de vista político. "Observa-se, com certo regozijo, que muitas demandas dos Fóruns organizados vieram sendo incorporadas nas agendas políticas". Aponta-se, porém, que o desafio das conquistas em relação à concepção do que deve ser a EJA não agregou recursos públicos reveladores da forma esperada. "A política econômica segue, ainda, sendo um forte limitador do avanço das áreas sociais, pelos compromissos firmados externamente com agências multilaterais, de pouca flexibilidade".Quanto aos desafios e perspectivas para a Educação de Jovens e Adultos, as discussões do VI Eneja apontam que o grande desafio da área está em construir uma educação pautada na dimensão humana. "Educar ética e cientificamente para a cidadania, procurando manter viva a participação da sociedade civil, das organizações no debate com o governo e demais esferas da vida pública". Participaram do encontro os delegados eleitos nos Fóruns estaduais de EJA, representando os diferentes segmentos que atuam com a Educação de Jovens e Adultos. Em cada fórum estadual foram eleitos, no máximo, vinte delegados. A Undime foi representada pela profª Justiva Iva de Araújo Silva, DME de Natal e presidenta da Undime/ RN, que participou do painel Financiamento: um compromisso com a Educação de Jovens e Adultos . As temáticas indicadas para o próximo Eneja são: As configuração do campo da EJA; O papel do Estado e o dos movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada na construção e execução de políticas de EJA; Novas tecnologias e Educação a Distância; Educação do Campo: Enfrentando as questões do Meio Rural, Educação Indígena; Economia Solidária.Para o VII Eneja candidatou-se o Fórum do Distrito Federal, apoiado por toda a plenária, que decidiu realizar o evento, em 2005, na cidade de Brasília.