Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Implementação de educação financeira nas escolas públicas é tema de audiência na Câmara dos Deputados

Todas as notícias Categorias

27/05/2025 Undime

Implementação de educação financeira nas escolas públicas é tema de audiência na Câmara dos Deputados

Undime falou sobre a perspectiva das redes municipais de ensino, representada pelo presidente Alessio Costa Lima

 

A Undime participou como debatedora de audiência pública da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (27), sobre a implementação de educação financeira nas escolas públicas, representada pelo presidente, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE.

O debate atendeu a pedido da deputada Socorro Neri (PP-AC), que na ocasião disse esperar a breve implementação da iniciativa nas escolas de educação básica brasileiras. “Assim teremos a possibilidade de ter um novo cenário sendo construído para que as famílias e os jovens, tendo informações seguras sobre planejamento e gestão de suas finanças, possam de fato, organizar suas vidas com projetos mais seguros tanto para eles próprios quanto para suas comunidades", afirmou.  

Durante sua fala, o presidente da Undime destacou a importância da educação financeira estar cada vez mais forte e presente nos currículos escolares como estratégia de formação da população, como um todo, para os desafios e armadilhas do cenário financeiro atual. "É fundamental contar com políticas e programas nacionais que atuem como ações indutoras, garantindo alcance político. Além disso, essas iniciativas devem estar articuladas para evitar duplicidade ou concorrência entre ações”, defendeu

Alessio também pontuou a necessidade de disponibilizar materiais didáticos específicos para apoiar os professores no trabalho com o tema em sala de aula. “Tão importante quanto a formação docente é ter um material estruturado e impresso disponível para as escolas. Fica a sugestão à Comissão de Educação e ao Ministério da Educação para que esse material seja incluído no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e pensado de forma adequada para cada série. Quando o professor tem um material de qualidade, sente-se mais seguro e confiante para abordar a temática. Aliado a isso, é fundamental promover um processo contínuo de formação docente. Essa é uma sugestão para avançarmos no desafio de cuidar da educação financeira dos nossos estudantes”, afirmou.

Também participaram como debatedores Luis Gustavo Mansur Siqueira, Chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil; Israel Batista, Representante do Conselho Nacional de Educação (CNE); Felipe Paiva, Diretor da B3; Raony Bourscheidt, CEO da MELVER S.A; Paulo Roberto Portinho, Representante da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); e Alexsandro do Nascimento Santos, Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação (MEC).

“Estados e municípios têm autonomia para organizar e gerir seus sistemas de ensino e o papel da União é de coordenar, prestar assistência técnica, financeira e avaliar a qualidade da educação básica. Estamos construindo uma governança para que possamos tomar decisões comuns no Brasil em torno do tema da educação financeira. Essa governança faz parte do programa ‘Na Ponta do Lápis’, que o MEC vai implementar com o apoio de um comitê nacional, composto por Undime, Consed, Consec, Uncme, Foncede e CNE. Esse comitê será responsável por definir estratégias para o fortalecimento da educação financeira no país”, afirmou o diretor do MEC, Alexsandro Santos, reforçando, ainda a necessidade de se ter professores e professoras bem preparados para desenvolver os conteúdos da educação financeira na educação básica.

Raony Bourscheidt, apresentou números sobre as consequências do analfabetismo financeiro, endividamento, gastos com bets - sobretudo entre beneficiários do Bolsa Família, empréstimos consignados e inadimplência. “É preciso uma união de esforços das esferas pública e privada, dada a urgência que estamos vivendo […] daí a importância de levarmos educação financeira para as crianças de todas as classes sociais como agentes transformadores de médio a longo prazo”, afirmou.

Clique aqui para assistir a transmissão da audiência no YouTube.

Fonte: Undime
Foto: Reprodução Youtube


Parceria institucional