20/04/2012 Undime
Encontra-se em desenvolvimento a Pesquisa Nacional "Caracterização das Práticas Educativas com crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais", primeira pesquisa brasileira a tratar diretamente do tema da educação infantil em áreas rurais.
Essa pesquisa é realizada através de Termo de Cooperação técnica estabelecido entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Trata-se de um Projeto interinstitucional envolvendo diferentes universidades nas cinco regiões do país. A pesquisa conta também com a participação de movimentos sociais e sindicais do campo e da educação infantil.
Sua realização é resultado dos encaminhamentos apresentados no I Seminário Nacional de Educação Infantil do Campo ocorrido em 2010, em Brasília, e organizado pelas Coordenações Gerais de Educação Infantil (SEB) e de Educação do Campo (SECADI) do Ministério da Educação.
O seu objetivo é levantar informações de municípios e de escolas que possibilitem a visão da oferta educacional às crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural. Com os resultados, pretende-se fornecer elementos que subsidiem a formulação e a implementação de políticas de educação voltadas para essas crianças.
Estão sendo convidados a participar da pesquisa 1100 municípios escolhidos por critérios estatísticos. No conjunto desses municípios, 3000 escolas que atendem crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural também farão parte da amostra.
A pesquisa prevê ainda o aprofundamento das informações por meio de uma etapa qualitativa, que será realizada em 30 municípios, 6 em cada região do país. Nessa etapa, serão ouvidos secretários de educação, diretores de escolas, familiares e movimentos sociais. Assim, por meio de informações quantitativas e qualitativas, pretende-se conhecer os avanços já conseguidos pelos municípios e também as dificuldades que enfrentam para oferecerem vaga em creche e pré-escola para as crianças de 0 a 6 anos de idade da área rural.
A coordenação em cada uma das regiões do país está sob a responsabilidade das seguintes professoras: sudeste (Profa. Dra. Isabel de Oliveira e Silva ? UFMG); norte (Profa. Dra. Maria Natalina Mendes Freitas ? UFPA/Bragança); nordeste (Profa. Dra. Fernanda de Lourdes Almeida Leal ? UFCG); sul (Profa. Dra. Simone Albuquerque); centro-oeste (Profa. Dra. Jaqueline Pasuch ? UNEMAT/Sinop). A coordenação geral da pesquisa é de responsabilidade de Profa. Dra. Maria Carmen Silveira Barbosa (UFRGS).
O telefone de contato com a coordenação geral da pesquisa é (51) 3308-3104.
Encontra-se em desenvolvimento a Pesquisa Nacional "Caracterização das Práticas Educativas com crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais", primeira pesquisa brasileira a tratar diretamente do tema da educação infantil em áreas rurais. Essa pesquisa é realizada através de Termo de Cooperação técnica estabelecido entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Trata-se de um Projeto interinstitucional envolvendo diferentes universidades nas cinco regiões do país. A pesquisa conta também com a participação de movimentos sociais e sindicais do campo e da educação infantil. Sua realização é resultado dos encaminhamentos apresentados no I Seminário Nacional de Educação Infantil do Campo ocorrido em 2010, em Brasília, e organizado pelas Coordenações Gerais de Educação Infantil (SEB) e de Educação do Campo (SECADI) do Ministério da Educação. O seu objetivo é levantar informações de municípios e de escolas que possibilitem a visão da oferta educacional às crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural. Com os resultados, pretende-se fornecer elementos que subsidiem a formulação e a implementação de políticas de educação voltadas para essas crianças. Estão sendo convidados a participar da pesquisa 1100 municípios escolhidos por critérios estatísticos. No conjunto desses municípios, 3000 escolas que atendem crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural também farão parte da amostra. A pesquisa prevê ainda o aprofundamento das informações por meio de uma etapa qualitativa, que será realizada em 30 municípios, 6 em cada região do país. Nessa etapa, serão ouvidos secretários de educação, diretores de escolas, familiares e movimentos sociais. Assim, por meio de informações quantitativas e qualitativas, pretende-se conhecer os avanços já conseguidos pelos municípios e também as dificuldades que enfrentam para oferecerem vaga em creche e pré-escola para as crianças de 0 a 6 anos de idade da área rural. A coordenação em cada uma das regiões do país está sob a responsabilidade das seguintes professoras: sudeste (Profa. Dra. Isabel de Oliveira e Silva ? UFMG); norte (Profa. Dra. Maria Natalina Mendes Freitas ? UFPA/Bragança); nordeste (Profa. Dra. Fernanda de Lourdes Almeida Leal ? UFCG); sul (Profa. Dra. Simone Albuquerque); centro-oeste (Profa. Dra. Jaqueline Pasuch ? UNEMAT/Sinop). A coordenação geral da pesquisa é de responsabilidade de Profa. Dra. Maria Carmen Silveira Barbosa (UFRGS). O telefone de contato com a coordenação geral da pesquisa é (51) 3308-3104.