Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Mercadante participa de audiência da Comissão de Educação, na Câmara

Todas as notícias Categorias

10/04/2013 Undime

Mercadante participa de audiência da Comissão de Educação, na Câmara

[caption id="attachment_10324" align="aligncenter" width="597"]02 (Fotos: Undime)[/caption]

A Undime acompanhou a audiência pública realizada, na manhã desta quarta-feira (10), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O convidado: o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Na pauta: a apresentação dos programas e ações do MEC.

O plenário estava lotado e a expectativa dos que aguardavam a fala do ministro era referente à posição do governo no que diz respeito aos assuntos mais polêmicos, como por exemplo: a destinação dos royalties do petróleo para a Educação, Enem, formação e qualificação dos professores, entre outros.

Aplaudido, o ministro reforçou o apoio à destinação integral dos royalties do petróleo para a Educação, independente da discussão que envolve estados produtores e de como esse valor será dividido. ?O PNE (Plano Nacional de Educação) precisa de fontes concretas de financiamento?, justificou Mercadante.

A respeito dos programas e ações do MEC, o ministro falou sobre o investimento do governo na construção de creches, formação de professores, educação integral por meio do programa ?Mais Educação?, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), inclusão de crianças com deficiência na rede pública de ensino por meio do programa ?Viver Sem Limites?, Enem, Prouni e Pronatec.

Os deputados aproveitaram a presença do ministro para cobrar, debater e elogiar o desenvolvimento das políticas e programas do Ministério. Ao todo, 27 deputados pediram a palavra durante a audiência. O número chegou a assustar os presentes no plenário, mas o ministro se mostrou solidário aos parlamentares que falaram sobre as dificuldades enfrentadas em todo o Brasil para melhorar a qualidade da educação pública. Mercadante, por sua vez, intensificou ?Os recursos aumentaram, mas ainda estamos longe do ideal do que deve ser investido em Educação?.

Copa 2014 ? O ministro informou que o MEC vai investir na prática de esportes olímpicos nas redes públicas de ensino. O objetivo, segundo ele, é estimular a prática dos esportes e identificar possíveis talentos, já visando a Copa de 2014.

Conae 2014 ? Já no início da tarde, ocorreu a cerimônia de lançamento da segunda edição da Conferência Nacional de Educação que será realizada em 2014. Participaram da cerimônia os membros do Fórum Nacional de Educação (FNE) e o ministro, Aloizio Mercadante. A representante da Undime no FNE que participou do lançamento foi a presidente da Undime Região Sudeste, Célia Vilela Tavares.

[caption id="attachment_10331" align="aligncenter" width="522"]Lançamento da Conae 2014 (Foto: Undime) Lançamento da Conae 2014 (Foto: Undime)[/caption]

Autor: Undime


Parceria institucional