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27/01/2004 Undime

Inep faz levantamento sobre transporte escolar

O Inep está realizando o levantamento Custo/Aluno do Transporte Escolar, do qual podem participar as secretarias municipais e estaduais de Educação. Também serão coletadas as informações das organizações não-governamentais responsáveis pelo transporte de alunos portadores de necessidades especiais. O objetivo é apurar o gasto e as reais condições do transporte escolar em todo o País. O formulário está disponível no endereço www.inep.gov.br e é acompanhado de um manual descritivo que facilita o preenchimento dos dados.

As secretarias e ONGs devem fazer o donwload das planilhas com as questões, respondê-las e, depois, enviá-las para o e-mail: transporteescolar@inep.gov.br ou via fax: 61 2104 9095. Além do sítio do Inep, o levantamento pode ser acessado na página da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), no endereço www.undime.org.br.
 

Municípios respondem por cerca de 87% dos estudantes que utilizam o transporte escolar

Segundo dados do Censo Escolar de 2003, 4.139.299 estudantes da educação básica utilizam transporte escolar. Desses, 66,2% deslocam-se da área rural para escolas localizadas na zona urbana, e o restante utiliza o transporte somente na área rural. O Censo não coleta informações sobre utilização do transporte por estudantes que residem na área urbana.

Os municípios são responsáveis pela oferta de transporte escolar para 3.591.511 estudantes, o que equivale a 86,8% do total. O ensino fundamental conta com 3.076.780 alunos que usam o transporte para chegar à escola (74,3% deles), seguido pelo ensino médio, com 665.643 estudantes.


Inep lança estudo Qualidade da Educação: uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 3ª série do ensino médio


O Inep está disponibilizando na Internet o estudo Qualidade da Educação: uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 3ª série do ensino médio. Realizado a partir dos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2001, a publicação traduz os resultados da avaliação para uma escala de mais fácil entendimento.

Os dados indicam que 67% dos alunos da 3ª série do ensino médio no País estão nos estágios "Muito Crítico" e "Crítico" de desenvolvimento de habilidades e competências em Matemática. Nestes patamares, os estudantes estão muito aquém do exigido para a série.

O estudo mostra ainda que, em Língua Portuguesa, 41% dos estudantes foram classificados nos estágios "Crítico" e "Muito Crítico". O documento faz uma análise dos dados por unidade da Federação e contextualiza o desempenho dos estudantes a partir de outros indicadores educacionais, como taxas de rendimento e de atraso escolar. Traz, também, a evolução dos resultados do Saeb desde 1995 e a relação do desempenho com as características socioeconômicas dos estudantes.

O Inep já publicou a análise dos dados do Saeb de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e está preparando dois novos estudos que vão abranger as diferenças regionais e aquelas relacionadas a cor. Clique aqui para acessar o estudo completo.


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