08/04/2003 Undime
A Secretaria de Educação de Branquinha, Alagoas, vem combatendo o analfabetismo no município, com medidas de incentivo à educação, entre as quais a implantação do Programa de Educação de Jovens e Adulto (EJA), capacitação de professores e agilização do transporte escolar.
Dados da secretaria mostram que encontra-se matriculado na rede municipal de ensino um contingente estimado de 2.500 estudantes. Segundo informou a secretária de Educação, Josefa Alves dos Santos, nos últimos anos, vários programas voltados à educação de jovens e adultos, que estavam fora da sala de aula, foram realizados no município. “Atualmente, ainda mantemos o EJA, pelo município, além do programa Alfabetização Solidária, que também recebe incentivo do município, para continuar educando os jovens e adultos de Branquinha”, frisou a secretária.
Ela esclareceu, ainda, que o município possui 20 unidades de ensino, estando a maioria delas localizada na zona rural. “Temos 18 escolas na zona rural e duas na urbana”, salientou a secretária, acrescentando que as escolas situadas nos povoados e fazendas do município trabalham com turmas que vão desde a alfabetização até a 4a série, além da educação de jovens e adultos.
“Quando os estudantes concluem a 4a série na zona rural, eles vêm estudar na cidade. A prefeitura fornece o transporte diário para todos”, salientou. Ela informou também que, este ano, a escola pertencente à rede estadual de ensino iniciou a primeira turma do primeiro ano normal, o que corresponde ao primeiro ano científico.
“Com isso, os nossos estudantes têm todas as séries disponíveis no município. Os que fazem faculdade, a prefeitura fornece também o transporte para União. Com este trabalho, conseguimos reduzir o quadro do analfabetismo em Branquinha”, frisou.
A Secretaria de Educação de Branquinha, Alagoas, vem combatendo o analfabetismo no município, com medidas de incentivo à educação, entre as quais a implantação do Programa de Educação de Jovens e Adulto (EJA), capacitação de professores e agilização do transporte escolar. Dados da secretaria mostram que encontra-se matriculado na rede municipal de ensino um contingente estimado de 2.500 estudantes. Segundo informou a secretária de Educação, Josefa Alves dos Santos, nos últimos anos, vários programas voltados à educação de jovens e adultos, que estavam fora da sala de aula, foram realizados no município. “Atualmente, ainda mantemos o EJA, pelo município, além do programa Alfabetização Solidária, que também recebe incentivo do município, para continuar educando os jovens e adultos de Branquinha”, frisou a secretária. Ela esclareceu, ainda, que o município possui 20 unidades de ensino, estando a maioria delas localizada na zona rural. “Temos 18 escolas na zona rural e duas na urbana”, salientou a secretária, acrescentando que as escolas situadas nos povoados e fazendas do município trabalham com turmas que vão desde a alfabetização até a 4a série, além da educação de jovens e adultos. “Quando os estudantes concluem a 4a série na zona rural, eles vêm estudar na cidade. A prefeitura fornece o transporte diário para todos”, salientou. Ela informou também que, este ano, a escola pertencente à rede estadual de ensino iniciou a primeira turma do primeiro ano normal, o que corresponde ao primeiro ano científico. “Com isso, os nossos estudantes têm todas as séries disponíveis no município. Os que fazem faculdade, a prefeitura fornece também o transporte para União. Com este trabalho, conseguimos reduzir o quadro do analfabetismo em Branquinha”, frisou.