25/04/2025 Undime
Evento reuniu gestores públicos, representantes dos Tribunais de Contas, do Sistema de Justiça, do Poder Legislativo e da sociedade civil para discutir o fortalecimento da colaboração com foco na garantia do direito à educação de qualidade e com equidade
A Undime participou da primeira edição do Encontro Nacional dos Gaepes, realizado nesta quinta-feira, 24 de abril, em Brasília. O evento teve como foco o debate sobre como a colaboração entre diferentes setores pode impulsionar transformações positivas na educação.
A instituição foi representada por Sandra Helena Ataíde Lima, Dirigente Municipal de Educação de Moju/PA e presidente da Undime Pará, que participou da mesa-redonda “Como as experiências de articulação interinstitucional contribuem para a garantia do direito à educação”. A assessora de políticas públicas educacionais da Undime, Vivian Melcop, também participou do evento.
Sandra ressaltou que para superar os múltiplos desafios na oferta da educação básica, é necessário consolidar as diretrizes e a execução de um trabalho intersetorial, entre as políticas públicas sociais (assistência, saúde e educação), e interfederativo (regime de colaboração). “É necessário construir políticas que considerem o trabalho em rede, que possibilitem o acesso de crianças e adolescentes aos diversos serviços públicos (direitos sociais), a fim de evitar o abandono e a evasão escolar”, concluiu.
O encontro reuniu gestores públicos, representantes dos Tribunais de Contas, do Sistema de Justiça, do Poder Legislativo e da sociedade civil para discutir o fortalecimento da colaboração no ecossistema das políticas públicas, com foco na garantia do direito à educação de qualidade e com equidade.
Os Gaepes (Gabinetes de Articulação para a Efetividade da Política da Educação) são instâncias de governança horizontal e democrática que reúnem gestores públicos, órgãos de controle, o sistema de Justiça, o Legislativo e a sociedade civil para promover soluções efetivas aos desafios da educação. O Gaepe-Brasil tem representação nos estados de Goiás, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e no Arquipélago do Marajó.
A iniciativa é uma realização do Instituto Articule, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), por meio do Comitê Técnico da Educação. Os debates partiram das experiências acumuladas pelos Gaepes já instalados em vários estados e com atuação nacional.
Fonte: Undime
Fotos: Amanda Santos/ Gaepe
Evento reuniu gestores públicos, representantes dos Tribunais de Contas, do Sistema de Justiça, do Poder Legislativo e da sociedade civil para discutir o fortalecimento da colaboração com foco na garantia do direito à educação de qualidade e com equidade A Undime participou da primeira edição do Encontro Nacional dos Gaepes, realizado nesta quinta-feira, 24 de abril, em Brasília. O evento teve como foco o debate sobre como a colaboração entre diferentes setores pode impulsionar transformações positivas na educação. A instituição foi representada por Sandra Helena Ataíde Lima, Dirigente Municipal de Educação de Moju/PA e presidente da Undime Pará, que participou da mesa-redonda “Como as experiências de articulação interinstitucional contribuem para a garantia do direito à educação”. A assessora de políticas públicas educacionais da Undime, Vivian Melcop, também participou do evento. Sandra ressaltou que para superar os múltiplos desafios na oferta da educação básica, é necessário consolidar as diretrizes e a execução de um trabalho intersetorial, entre as políticas públicas sociais (assistência, saúde e educação), e interfederativo (regime de colaboração). “É necessário construir políticas que considerem o trabalho em rede, que possibilitem o acesso de crianças e adolescentes aos diversos serviços públicos (direitos sociais), a fim de evitar o abandono e a evasão escolar”, concluiu. O encontro reuniu gestores públicos, representantes dos Tribunais de Contas, do Sistema de Justiça, do Poder Legislativo e da sociedade civil para discutir o fortalecimento da colaboração no ecossistema das políticas públicas, com foco na garantia do direito à educação de qualidade e com equidade. Os Gaepes (Gabinetes de Articulação para a Efetividade da Política da Educação) são instâncias de governança horizontal e democrática que reúnem gestores públicos, órgãos de controle, o sistema de Justiça, o Legislativo e a sociedade civil para promover soluções efetivas aos desafios da educação. O Gaepe-Brasil tem representação nos estados de Goiás, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e no Arquipélago do Marajó. A iniciativa é uma realização do Instituto Articule, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), por meio do Comitê Técnico da Educação. Os debates partiram das experiências acumuladas pelos Gaepes já instalados em vários estados e com atuação nacional. Fonte: UndimeFotos: Amanda Santos/ Gaepe