Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Todas as notícias Categorias

29/11/2017 Undime

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A 5ª edição da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) - etapa nacional - será realizada em Brasília, no período de 15 a 19 de junho de 2018, e contará com a presença das delegações dos estados, formadas por estudantes na faixa etária de 11 a 14 anos e acompanhantes adultos, que serão escolhidos na etapa estadual. Entretanto, a etapa nacional deverá ser precedida das conferências nas escolas, das municipais/regionais e das estaduais/distrital.

O portal oficial da Conferência Nacional, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, já está disponível e pode ser acessado por meio do link: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/. Nesta edição, o tema escolhido foi "Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas".

Segundo o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares da Silva, a CNIJMA possui um caráter articulador que estimula o desenvolvimento de ações de educação ambiental de forma integrada e interdisciplinar, conforme as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CP nº 02/2012) e também as discussões da proposta da Base Nacional Comum Curricular, em análise no CNE. Além disso, a conferência é um processo metodológico para levar o debate sobre as questões socioambientais às escolas e às comunidades atendendo aos preceitos legais da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99).

Segundo o MEC, no total, a conferência deve envolver 73 mil escolas em todo o país. Dessas, 4 mil estão na zona rural, 3 mil em comunidades indígenas e 2 mil em áreas quilombolas. Devem participar quase 400 jovens com idade entre 11 e 14 anos na etapa final. As escolas inscritas precisam elaborar um projeto de ação com o objetivo de transformar sua realidade e escolher representantes que levam adiante as ideias acordadas entre todos.

Para saber mais sobre a Conferência acesse: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/ 

Confira abaixo o calendário da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente:

Conferência na Escola: até 31 de março de 2018
Registro da Conferência na Escola no site do MEC: até 3 de abril de 2018
Conferência Municipal/Regional: definida em cada estado
Conferência Estadual/Distrital: até 9 de maio de 2018
Registro das Conferências Estaduais: até 11 de maio de 2018
Etapa final da V CNIJMA: 15 a 19 de junho de 2018

Informações: (61) 2022-9192/ 9195 e/ou ambiental@mec.gov.br 

Fonte: Undime com informações do MEC


Parceria institucional