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28/10/2025 Undime

Presidente da Undime participa de evento sobre educação e emergência climática

Evento reuniu gestores, especialistas e representantes da sociedade civil para debater o papel da educação diante dos desafios da agenda climática


Foto: Cauê Diniz

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, representou a instituição no evento “Educação Resiliente: Um futuro necessário”, realizado pelo Todos Pela Educação, com o apoio da B3 Social. O evento aconteceu nesta terça-feira, 27 de outubro, na capital paulista.

Luiz Miguel participou do painel “A tomada de decisões frente à crise climática”, ao lado de Cesar Callegari, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE); Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC); Patrick Tranjan, Dirigente Municipal de Educação de Belém/PA, cidade-sede da COP30; e Raquel Teixeira, secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. A mediação do debate foi conduzida por Olavo Nogueira, diretor executivo do Todos Pela Educação. A coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista e a assessora técnica Maria Regina dos Passos Pereira, acompanharam os debates.

Foto: Undime/SP

Durante a participação, Luiz Miguel destacou a necessidade de transformar o discurso de prioridade em ações concretas e de dar mais centralidade à educação ambiental nas políticas públicas. “A educação é citada como prioridade em todos os palanques, mas desaparece na execução das políticas. Assim como a educação ambiental, que segue em segundo plano. É hora de sermos mais ousados e colocarmos esses compromissos no centro do nosso Plano Nacional de Educação”, destacou.

A iniciativa reuniu gestores públicos, especialistas e representantes de organizações da sociedade civil para discutir como fortalecer as redes de ensino e as escolas diante dos desafios da emergência climática. 


Foto: Cauê Diniz

A partir das experiências de gestores municipais e estaduais que têm lidado diretamente com os impactos dos eventos climáticos, e das perspectivas do MEC e do CNE, a discussão procurou identificar o que ainda falta para que o país avance na formulação de diretrizes nacionais, mecanismos de apoio técnico e financeiro, além de uma coordenação federativa e intersetorial capaz de garantir que escolas e redes estejam mais preparadas para proteger vidas e assegurar a continuidade da aprendizagem.

Foto: Undime/SP


Fonte: Undime

 


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