28/03/2025 Undime
Evento reuniu 300 participantes; na ocasião houve eleição da nova diretoria da seccional para o biênio 2025-2027
A Undime Espírito Santo realizou o XVI Fórum Estadual Ordinário com o tema “Gestão e Inovação na Educação: desafios e caminhos para qualidade e inclusão”, nos dias 25, 26 e 27 de março. O evento reuniu 300 participantes, na capital capixaba.
No decorrer dos três dias, o Fórum recebeu Dirigentes Municipais de Educação do Estado e equipes técnicas das Secretarias de Educação para debater temas referentes à gestão da educação nos municípios. Na oportunidade, houve a eleição para o biênio 2025-2027 da nova diretoria executiva da seccional, conselho fiscal e os membros do colégio eleitoral (Conselho Nacional de Representantes e delegados), junto aos respectivos suplentes.
Vanderson Valadares de Campos, Dirigente Municipal de Educação de Alegre/ES, foi eleito presidente e vai liderar a Undime Espírito Santo pelos próximos dois anos. Adenilde Stein Silva, Dirigente Municipal de Educação de Marechal Floriano/ES, fica na vice-presidência da seccional.
A pauta do evento incluiu uma palestra sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e as complementações VAAT e VAAR, ministrada pelo presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, no dia 25 de março. No mesmo dia, foram debatidas estratégias para a recomposição das aprendizagens.
No dia 26 de março, a programação contemplou discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Computação; políticas públicas educacionais X indicadores de qualidade; Lei do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público; e Busca Ativa Escolar, estratégia desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a Undime, para apoiar estados e municípios na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
No último dia de evento, 27 de março, os debates pautaram o Novo Plano de Ações Articuladas (PAR); educação especial e inclusiva e o currículo na escola em tempo integral, abordando as perspectivas e desafios a partir da Lei 14.640/2023.
Também fez parte da programação do Fórum um espaço destinado ao atendimento governamental, realizado por profissionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que ficaram à disposição tirar dúvidas sobre os programas da autarquia.
Fonte: Undime
Fotos: Undime/ES
Evento reuniu 300 participantes; na ocasião houve eleição da nova diretoria da seccional para o biênio 2025-2027 A Undime Espírito Santo realizou o XVI Fórum Estadual Ordinário com o tema “Gestão e Inovação na Educação: desafios e caminhos para qualidade e inclusão”, nos dias 25, 26 e 27 de março. O evento reuniu 300 participantes, na capital capixaba. No decorrer dos três dias, o Fórum recebeu Dirigentes Municipais de Educação do Estado e equipes técnicas das Secretarias de Educação para debater temas referentes à gestão da educação nos municípios. Na oportunidade, houve a eleição para o biênio 2025-2027 da nova diretoria executiva da seccional, conselho fiscal e os membros do colégio eleitoral (Conselho Nacional de Representantes e delegados), junto aos respectivos suplentes. Vanderson Valadares de Campos, Dirigente Municipal de Educação de Alegre/ES, foi eleito presidente e vai liderar a Undime Espírito Santo pelos próximos dois anos. Adenilde Stein Silva, Dirigente Municipal de Educação de Marechal Floriano/ES, fica na vice-presidência da seccional. A pauta do evento incluiu uma palestra sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e as complementações VAAT e VAAR, ministrada pelo presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, no dia 25 de março. No mesmo dia, foram debatidas estratégias para a recomposição das aprendizagens. No dia 26 de março, a programação contemplou discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Computação; políticas públicas educacionais X indicadores de qualidade; Lei do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público; e Busca Ativa Escolar, estratégia desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a Undime, para apoiar estados e municípios na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. No último dia de evento, 27 de março, os debates pautaram o Novo Plano de Ações Articuladas (PAR); educação especial e inclusiva e o currículo na escola em tempo integral, abordando as perspectivas e desafios a partir da Lei 14.640/2023. Também fez parte da programação do Fórum um espaço destinado ao atendimento governamental, realizado por profissionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que ficaram à disposição tirar dúvidas sobre os programas da autarquia. Fonte: UndimeFotos: Undime/ES