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28/03/2025 Undime

Fórum da Undime Espírito Santo debate gestão e inovação na Educação: desafios e caminhos para qualidade e inclusão

Evento reuniu 300 participantes; na ocasião houve eleição da nova diretoria da seccional para o biênio 2025-2027

 


A Undime Espírito Santo realizou o XVI Fórum Estadual Ordinário com o tema “Gestão e Inovação na Educação: desafios e caminhos para qualidade e inclusão”, nos dias 25, 26 e 27 de março. O evento reuniu 300 participantes, na capital capixaba.

No decorrer dos três dias, o Fórum recebeu Dirigentes Municipais de Educação do Estado e equipes técnicas das Secretarias de Educação para debater temas referentes à gestão da educação nos municípios. Na oportunidade, houve a eleição para o biênio 2025-2027 da nova diretoria executiva da seccional, conselho fiscal e os membros do colégio eleitoral (Conselho Nacional de Representantes e delegados), junto aos respectivos suplentes.

Vanderson Valadares de Campos, Dirigente Municipal de Educação de Alegre/ES, foi eleito presidente e vai liderar a Undime Espírito Santo pelos próximos dois anos. Adenilde Stein Silva, Dirigente Municipal de Educação de Marechal Floriano/ES, fica na vice-presidência da seccional.

A pauta do evento incluiu uma palestra sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e as complementações VAAT e VAAR, ministrada pelo presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, no dia 25 de março. No mesmo dia, foram debatidas estratégias para a recomposição das aprendizagens.

No dia 26 de março, a programação contemplou discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Computação; políticas públicas educacionais X indicadores de qualidade; Lei do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público; e Busca Ativa Escolar, estratégia desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a Undime, para apoiar estados e municípios na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

No último dia de evento, 27 de março, os debates pautaram o Novo Plano de Ações Articuladas (PAR); educação especial e inclusiva e o currículo na escola em tempo integral, abordando as perspectivas e desafios a partir da Lei 14.640/2023.

Também fez parte da programação do Fórum um espaço destinado ao atendimento governamental, realizado por profissionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que ficaram à disposição tirar dúvidas sobre os programas da autarquia.



 

Fonte: Undime
Fotos: Undime/ES


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