10/10/2025 Undime
Para participar, Dirigentes Municipais de Educação de todo país podem solicitar o link de acesso ao questionário junto à seccional da Undime de seu estado
A Undime, em parceria com o Itaú Social e apoio técnico do Plano CDE, lança uma nova pesquisa voltada a compreender as percepções e desafios enfrentados pelas redes municipais na oferta e gestão da Educação Infantil, com foco especial na etapa da pré-escola.
O estudo busca reunir informações das Secretarias Municipais de Educação de todo o país para mapear como os municípios têm estruturado suas políticas, práticas pedagógicas e estratégias de gestão voltadas à primeira infância. Além de identificar os principais desafios, a pesquisa pretende reconhecer boas práticas e oportunidades de aprimoramento da etapa, que é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças.
Dirigentes municipais e equipes das Secretarias podem participar até o dia 7 de novembro de 2025, respondendo ao questionário disponibilizado pelas seccionais estaduais da Undime. Todos os municípios são convidados a contribuir, uma vez que o levantamento também aborda temas relacionados à gestão e à colaboração interfederativa.
A iniciativa reforça o compromisso da Undime em fortalecer a Educação Infantil como prioridade nas redes municipais. Ao compreender de forma mais aprofundada as realidades locais, a pesquisa busca subsidiar a construção de políticas públicas mais eficazes, contribuindo para que todas as crianças tenham acesso a experiências educativas de qualidade desde os primeiros anos.
Os resultados do estudo serão divulgados em 2026 e servirão de subsídio para a formulação de ações e políticas voltadas à ampliação do acesso e à melhoria da qualidade da Educação Infantil no Brasil.
Como participar:
Como o estudo é voltado exclusivamente para as Secretarias Municipais de Educação, o questionário pode ser solicitado diretamente à seccional da Undime em seu estado. Caso não tenha o contato, clique no link: http://undime.org.br/seccionais/.
Fonte: Undime, Itaú Social e Plano CDE
Foto: Freepik
Para participar, Dirigentes Municipais de Educação de todo país podem solicitar o link de acesso ao questionário junto à seccional da Undime de seu estado A Undime, em parceria com o Itaú Social e apoio técnico do Plano CDE, lança uma nova pesquisa voltada a compreender as percepções e desafios enfrentados pelas redes municipais na oferta e gestão da Educação Infantil, com foco especial na etapa da pré-escola. O estudo busca reunir informações das Secretarias Municipais de Educação de todo o país para mapear como os municípios têm estruturado suas políticas, práticas pedagógicas e estratégias de gestão voltadas à primeira infância. Além de identificar os principais desafios, a pesquisa pretende reconhecer boas práticas e oportunidades de aprimoramento da etapa, que é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Dirigentes municipais e equipes das Secretarias podem participar até o dia 7 de novembro de 2025, respondendo ao questionário disponibilizado pelas seccionais estaduais da Undime. Todos os municípios são convidados a contribuir, uma vez que o levantamento também aborda temas relacionados à gestão e à colaboração interfederativa. A iniciativa reforça o compromisso da Undime em fortalecer a Educação Infantil como prioridade nas redes municipais. Ao compreender de forma mais aprofundada as realidades locais, a pesquisa busca subsidiar a construção de políticas públicas mais eficazes, contribuindo para que todas as crianças tenham acesso a experiências educativas de qualidade desde os primeiros anos. Os resultados do estudo serão divulgados em 2026 e servirão de subsídio para a formulação de ações e políticas voltadas à ampliação do acesso e à melhoria da qualidade da Educação Infantil no Brasil. Como participar:Como o estudo é voltado exclusivamente para as Secretarias Municipais de Educação, o questionário pode ser solicitado diretamente à seccional da Undime em seu estado. Caso não tenha o contato, clique no link: http://undime.org.br/seccionais/. Fonte: Undime, Itaú Social e Plano CDEFoto: Freepik