Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa de audiência sobre a BNCC em São Paulo

Todas as notícias Categorias

28/08/2017 Undime

Undime participa de audiência sobre a BNCC em São Paulo

O Conselho Nacional de Educação realizou, na última sexta-feira (25), em São Paulo, a 4ª audiência pública para debater com profissionais da educação, dirigentes municipais, membros da sociedade civil e convidados sobre a Base Nacional Comum Curricular.

Na ocasião, a Undime foi representada pelo presidente Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), e membro do Conselho Nacional de Educação; o presidente da Undime São Paulo e dirigente de Sud Mennucci, Luiz Miguel Martins Garcia; a dirigente de Marechal Floriano, no Espírito Santo, Édia Klippel; além de dirigentes representantes da Undime/ SP e de todos os estados da região Sudeste.

Para o presidente da Undime e conselheiro do CNE, Alessio Costa Lima, a realização das audiências públicas representa um momento valioso para a educação brasileira. “É um momento muito rico, uma oportunidade do Conselho Nacional de Educação estar mais próximo da sociedade, educadores e professores. Sairemos daqui com muitos registros importantes e que reforçam as ponderações e críticas dos educadores. Assim iremos homologar um documento que retrate os anseios do povo brasileiro”, afirma.

A Base está prevista no Plano Nacional de Educação. O documento em discussão servirá para a elaboração dos currículos das escolas públicas e privadas de educação infantil e ensino fundamental de todo o país.

“Vejo a BNCC como uma questão legal que não pode ser ignorada, haja vista que consta no PNE. Estamos na fase de implementá-la da melhor forma possível para aperfeiçoar a educação brasileira. A Undime tem um posicionamento claro de defesa da construção da Base Nacional Comum Curricular, por entendê-la como uma garantia de um direito à sociedade. Vejo a BNCC como um alicerce importante, pois seu exercício de elaboração, nos força a praticar de um regime de colaboração e a construção do Sistema Nacional de Educação, também previsto no PNE, explica o presidente da Undime.

Na oportunidade, o presidente da Undime SP destacou a postura do Conselho Nacional de Educação durante a audiência. Para Luiz Miguel, "o Conselho teve uma postura democrática e aberta ao receber as contribuições para o documento da Base. Foi um momento em que coroamos todo o trabalho desenvolvido em relação à Base na Região Sudeste". Ele lembrou ainda que as 350 vagas disponíveis para a audiência se esgotaram em menos de 1 hora. "Isso demonstra o interesse de participação dos municípios no que diz respeito a esse assunto".

A 5ª e última audiência pública sobre a BNCC será realizada em Brasília, no dia 11 de setembro, na sede do Conselho Nacional de Educação (no SGAS, Av. L2 Sul, Quadra 607, Lote 50 - Auditório Anísio Teixeira). Após as audiências públicas, o CNE vai elaborar um parecer sobre a BNCC e um projeto de resolução que serão encaminhados ao Ministério da Educação.

Saiba mais sobre a 5ª e última audiência pública sobre a BNCC será realizada em Brasília (clique aqui).

Assista à íntegra da 4ª audiência pública.

Confira mais fotos:

Fonte: Undime/ Fotos: Ministério da Educação


Parceria institucional