Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > O brincar com as palavras é tema da 1ª videoconferência de 2018 ‘Diálogos do Brincar’, dia 27 de março

Todas as notícias Categorias

26/03/2018 Undime

O brincar com as palavras é tema da 1ª videoconferência de 2018 ‘Diálogos do Brincar’, dia 27 de março

O educador Severino Antônio é o convidado do 15º encontro da série Diálogos do Brincar, iniciativa do programa Território do Brincar e do Alana

Brincar com as palavras, passando pela linguagem do faz de conta, e do pensamento simbólico, além de refletir sobre como trabalhar de forma lúdica com as linguagens. Esse é o tema da primeira videoconferência Diálogos do Brincar de 2018, que terá a participação de Severino Antônio, escritor e doutor em Educação. A conversa “O brincar com as palavras” está marcada para o dia 27 de março (terça-feira), às 20h (horário de Brasília) e terá transmissão pelo site do Território do Brincar, além de tradução simultânea em libras.

Dedicado a pensar e praticar uma escuta sensível da infância - capaz de acolher as tantas indagações filosóficas e imagens poéticas que partem das crianças e que, muitas vezes, passam despercebidas por nós, adultos, já cegos frente a este tipo de saber - o educador afirma: “neste tempo de homens partidos e natureza devastada, cada vez mais acredito na necessidade da poesia, como raiz da linguagem, utopia da palavra, uma das formas de mudar a vida, transformar o mundo”. Para ele, educar a sensibilidade é tão vital quanto educar a inteligência.

Há mais de 40 anos atuando no ensino e na formação de educadores, Severino diz ainda que “o brincar de faz de conta, por exemplo, é primordial para a infância, para que cada um elabore sua imagem do mundo, de si mesmo e dos outros. A criança precisa ter tempo para brincar livremente, seja sozinha ou com outras crianças. É nesse momento que ela se desenvolve, aprende metáforas, aprende a simbolizar e aprende a conviver”. E, para ele, a escola tem um papel importante nesse processo, como um espaço de transformação da informação em conhecimento vivo e vivido, além de contribuir para que a criança encontre seu lugar como criadora de conhecimento.

A videoconferência será exibida ao vivo pelo site do Território do Brincar e terá tradução simultânea em libras. A iniciativa ‘Diálogos do Brincar’ traz, a cada trimestre, discussões e reflexões sobre temas que tocam a infância, o brincar e a educação.

A iniciativa é correalizada pelo programa Território do Brincar e o Instituto Alana.

O Instituo Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

O programa Território do Brincar é um trabalho de pesquisa, documentação e sensibilização sobre a cultura da infância brasileira, coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks e correalizado pelo Alana. Os dois viajaram pelo Brasil por dois anos e o registro dessa jornada – em filmes, fotos, textos e áudios – se transformou em publicações, documentários, exposições e diálogos sobre a infância brasileira.

Fonte: Comunicação do Instituto Alana


Parceria institucional