Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Notícias Undime > Undime participa de reunião da Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos

Todas as notícias Categorias

23/08/2023 Undime

Undime participa de reunião da Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos

Grupo é composto por integrantes do MEC e representantes da sociedade civil indicados por instituições e entidades representativas da área educacional, de âmbito nacional


(Foto: Fotos Fábio Nakakura/MEC e Angelo Miguel/MEC)

 

Nos dias 22  e 23 de agosto, em Brasília, a presidente da Undime Pará e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Castanhal/PA, Claudia Alaine Gomes Seabra, representou a Undime na reunião da Comissão Nacional de Educação Bi língue de Surdos (CNEBS), do Ministério da Educação (MEC).

“A participação da Undime na Comissão de elaboração das Políticas de Educação Bilíngue de Surdos é de fundamental importância, pois teremos como contribuir para com a formulação e acompanhamento das políticas nessa área. Sabemos que é nos estados e nos municípios que a educação básica de fato acontece. Nesse sentido, é necessário discussão, capacitação e formação de profissionais”,  comentou Claudia.

A CNEBS tem caráter consultivo e de assessoramento, para subsidiar o MEC, na elaboração, acompanhamento e na avaliação da Política de Educação Bilíngue de Surdos. A Comissão é composto por integrantes do Ministério da Educação, representantes da sociedade civil indicados por instituições e entidades representativas da área educacional, de âmbito nacional, até o limite de vinte e três membros titulares, designados em ato do ministro da Educação.

Durante a abertura do evento, a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, Zara Figueiredo, lembrou a importância da participação social na elaboração e implementação de políticas públicas, bem como o compromisso da Secretaria em trabalhar de forma democrática, junto à comunidade bilíngue de surdos. “Se esse espaço de participação entende que temos que resgatar, construir, legitimar, fortalecer, seja qual for o verbo que usamos, quero que vocês saibam que a Secadi está pronta para fazer isso junto com vocês, porque essa é a nossa compreensão do que é política pública”, esclareceu.

O evento foi composto por painéis, diálogos entre representantes das secretarias do MEC e as entidades representativas. Ainda aconteceu a posse da Comissão, os representates da Undime são: a DME de Castanhal/PA e presidente da seccional do Pará, Claudia Alaine Gomes Seabra e o presidente da Undime Ceará e Dirigente Municipal de Educação de Jucás/CE, José Marques Aurélio de Souza.

A nomeação foi oficializada em publicação no Diário Oficial da União por meio da Portaria Nº 1.700, de 21 de agosto de 2023.

Fonte: Undime, com informações do MEC.

 


Parceria institucional