23/07/2024 Undime
Publicação destaca relatos de escolas de todas as regiões do país, englobando escolas indígenas, quilombolas, de educação de jovens e adultos e de educação especial
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou, na última sexta-feira, 19, o livro da 5ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A publicação reúne relatos de escolas das cinco regiões do país que participaram da jornada por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As experiências englobam escolas indígenas, quilombolas, de educação de jovens e adultos e de educação especial.
“A jornada é uma ação essencial no âmbito do PNAE, pois apoia os pilares da educação alimentar e nutricional, fundamentais para a alimentação escolar. No Brasil, enfrentamos o grande desafio de combater a desnutrição, a má nutrição e a obesidade nas escolas”, explica Karine Santos, coordenadora do PNAE.
Karine Santos destaca ainda que o programa visa combater essas três vertentes por meio de ações de âmbito nacional. “A jornada promove hábitos alimentares mais saudáveis, que podem ser adotados por estudantes, pela comunidade escolar e por suas famílias, contribuindo para a melhoria da saúde de todos”, completa.
Os relatos apresentados no livro demonstram a diversidade e a criatividade das abordagens de educação alimentar e nutricional, refletindo as diferentes realidades das escolas premiadas. Nesta edição, as atividades foram organizadas em quatro temas principais:
- Aprendendo sobre alimentação saudável na prática: vamos cozinhar?
- Agroecologia é o caminho para a saúde da humanidade e do planeta.
- Utilização das mídias sociais como facilitadoras para integrar a comunidade escolar nas atividades de EAN.
- Valorização e resgate da cultura alimentar regional por meio da promoção de EAN.
Para a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, o livro ressalta a importância da alimentação escolar na educação. “Acreditamos que a educação alimentar e nutricional é fundamental para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes, e continuaremos empenhados em promover essa causa com dedicação e entusiasmo”, afirma.
O objetivo do livro é celebrar as conquistas das escolas participantes e servir como uma ferramenta poderosa para promover a disseminação de boas práticas, inspirar novas ações e contribuir para a construção de uma cultura alimentar saudável e nutritiva nas comunidades escolares.
Fonte: FNDE
Publicação destaca relatos de escolas de todas as regiões do país, englobando escolas indígenas, quilombolas, de educação de jovens e adultos e de educação especial O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou, na última sexta-feira, 19, o livro da 5ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A publicação reúne relatos de escolas das cinco regiões do país que participaram da jornada por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As experiências englobam escolas indígenas, quilombolas, de educação de jovens e adultos e de educação especial. “A jornada é uma ação essencial no âmbito do PNAE, pois apoia os pilares da educação alimentar e nutricional, fundamentais para a alimentação escolar. No Brasil, enfrentamos o grande desafio de combater a desnutrição, a má nutrição e a obesidade nas escolas”, explica Karine Santos, coordenadora do PNAE. Karine Santos destaca ainda que o programa visa combater essas três vertentes por meio de ações de âmbito nacional. “A jornada promove hábitos alimentares mais saudáveis, que podem ser adotados por estudantes, pela comunidade escolar e por suas famílias, contribuindo para a melhoria da saúde de todos”, completa. Os relatos apresentados no livro demonstram a diversidade e a criatividade das abordagens de educação alimentar e nutricional, refletindo as diferentes realidades das escolas premiadas. Nesta edição, as atividades foram organizadas em quatro temas principais: - Aprendendo sobre alimentação saudável na prática: vamos cozinhar?- Agroecologia é o caminho para a saúde da humanidade e do planeta.- Utilização das mídias sociais como facilitadoras para integrar a comunidade escolar nas atividades de EAN.- Valorização e resgate da cultura alimentar regional por meio da promoção de EAN.Para a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, o livro ressalta a importância da alimentação escolar na educação. “Acreditamos que a educação alimentar e nutricional é fundamental para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes, e continuaremos empenhados em promover essa causa com dedicação e entusiasmo”, afirma. O objetivo do livro é celebrar as conquistas das escolas participantes e servir como uma ferramenta poderosa para promover a disseminação de boas práticas, inspirar novas ações e contribuir para a construção de uma cultura alimentar saudável e nutritiva nas comunidades escolares. Fonte: FNDE https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias/fnde-lanca-livro-da-5a-jornada-de-educacao-alimentar-e-nutricional