Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Notícias Undime > Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: plataforma de avaliações periódicas já está no ar

Todas as notícias Categorias

20/02/2024 Undime

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: plataforma de avaliações periódicas já está no ar

Iniciativa foi apresentada em videoconferência da Undime; transmissão teve pico de 8.711 visualizações ao vivo

Na tarde desta segunda-feira, 19 de fevereiro, a Undime e o Ministério da Educação (MEC), por meio da plataforma Conviva Educação, realizaram videoconferência para apresentar a plataforma de avaliações periódicas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que foi instituído pelo Decreto nº 11.556/2023, e busca unir os esforços da União, Estados, Municípios e Distrito Federal, para garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras, por meio da colaboração entre os entes federados e do fortalecimento das formas de cooperação entre os diferentes níveis de governo.

A plataforma de avaliações periódicas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma estratégia de apoio as redes para que as avaliações sejam introduzidas na rotina das escolas e principalmente, na rotina dos professores. 

A plataforma já está no ar e pode ser acessada por meio do endereço eletrônico criancaalfabetizada.caeddigital.net. Logo na página inicial, é possível conhecer a plataforma por meio de um vídeo. Além disso, ao clicar no ícone "Quero participar" haverá um menu dividido em quatro partes: O Compromisso, Cadastre-se e acesse, Consulte o cronograma e Acompanhe o uso da plataforma.

Sobre a videoconferência

Participaram da transmissão a coordenadora-geral de Alfabetização do MEC, Mônica Maria Silva de Souza e a pós-doutora em Educação e coordenadora da Pesquisa em Avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, professora Hilda Aparecida Linhares da Silva. O presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, foi o mediador.

O vídeo com a íntegra da transmissão está disponível na plataforma Conviva Educação. Se você não pode acompanhar ao vivo, clique aqui e acesse a galeria de vídeos do Conviva. 

Fonte: Conviva Educação

https://www.convivaeducacao.org.br/fique_atento/4675 


Parceria institucional