17/04/2020 Undime
Em webinário promovido pela Jeduca, especialistas analisaram as possibilidades de atividades para as crianças de 0 a 6 anos, enquanto elas permanecem em casa por causa da pandemia do novo coronavírus
(Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)
Quais são as possibilidades para a educação infantil no contexto da pandemia de Covid-19? Que estratégias os professores podem adotar para seus alunos e famílias neste cenário? Esses foram alguns dos temas de debate no webinário “Como fica a educação infantil no contexto da pandemia de Covid-19”, realizado pela Jeduca na última segunda-feira (13/4).
O evento contou com participação de Carolina Velho, representando da RNPI (Rede Nacional pela Primeira Infância) e Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).
A educadora Carolina, que foi coordenadora geral de Educação Infantil no MEC (Ministério da Educação), apresentou a legislação e os conceitos que fundamentam a educação infantil no Brasil, enfatizando que os currículos desta etapa se baseiam em dois pilares: a interação e a brincadeira.
Esses conceitos estão presentes em documentos legais e orientadores, como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e, por isso, segundo a educadora, é preciso tratar com cuidado a oferta de atividades a remotas para crianças da educação infantil, já que a legislação não permite essa modalidade para esta etapa.
O presidente da Undime apresentou um ponto de vista semelhante, também pautado pela legislação. A entidade divulgou dois posicionamentos sobre oferta de educação a distância na educação infantil e a flexibilização do calendário escolar de 2020.
O CNE (Conselho Nacional de Educação) está elaborando diretrizes para que os conselhos estaduais e municipais de educação elaborem suas normas para aproveitamento de atividades realizadas pelos estudantes em casa durante o isolamento social sejam aproveitadas como parte do ano letivo de 2020.
Garcia enfatizou que, nesse cenário, o papel da escola e dos professores é dialogar com as famílias, trazendo a elas informações e orientações sobre como agir para que as crianças lidem melhor com o distanciamento social e como os pais ou responsáveis podem colaborar para o desenvolvimento de seus filhos.
Assista ao webinário na íntegra:
Fonte: Jeduca
https://jeduca.org.br/texto/educacao-infantil-debate-enfoca-alternativas-durante-isolamento
Em webinário promovido pela Jeduca, especialistas analisaram as possibilidades de atividades para as crianças de 0 a 6 anos, enquanto elas permanecem em casa por causa da pandemia do novo coronavírus (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil) Quais são as possibilidades para a educação infantil no contexto da pandemia de Covid-19? Que estratégias os professores podem adotar para seus alunos e famílias neste cenário? Esses foram alguns dos temas de debate no webinário “Como fica a educação infantil no contexto da pandemia de Covid-19”, realizado pela Jeduca na última segunda-feira (13/4). O evento contou com participação de Carolina Velho, representando da RNPI (Rede Nacional pela Primeira Infância) e Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). A educadora Carolina, que foi coordenadora geral de Educação Infantil no MEC (Ministério da Educação), apresentou a legislação e os conceitos que fundamentam a educação infantil no Brasil, enfatizando que os currículos desta etapa se baseiam em dois pilares: a interação e a brincadeira. Esses conceitos estão presentes em documentos legais e orientadores, como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e, por isso, segundo a educadora, é preciso tratar com cuidado a oferta de atividades a remotas para crianças da educação infantil, já que a legislação não permite essa modalidade para esta etapa. O presidente da Undime apresentou um ponto de vista semelhante, também pautado pela legislação. A entidade divulgou dois posicionamentos sobre oferta de educação a distância na educação infantil e a flexibilização do calendário escolar de 2020. O CNE (Conselho Nacional de Educação) está elaborando diretrizes para que os conselhos estaduais e municipais de educação elaborem suas normas para aproveitamento de atividades realizadas pelos estudantes em casa durante o isolamento social sejam aproveitadas como parte do ano letivo de 2020. Garcia enfatizou que, nesse cenário, o papel da escola e dos professores é dialogar com as famílias, trazendo a elas informações e orientações sobre como agir para que as crianças lidem melhor com o distanciamento social e como os pais ou responsáveis podem colaborar para o desenvolvimento de seus filhos. Assista ao webinário na íntegra: Fonte: Jeduca https://jeduca.org.br/texto/educacao-infantil-debate-enfoca-alternativas-durante-isolamento