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12/09/2016 Undime

Unesco lança relatório de Monitoramento Global da Educação 2016

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) lançou na última terça-feira (6) o Relatório de Monitoramento Global da Educação 2016 (GEM). A partir do título "Educação para as pessoas e o planeta: criar futuros sustentáveis para todos", o documento apresenta a relação entre a educação e as áreas do desenvolvimento sustentável, além das implicações de monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao todo são 17 objetivos.

No Brasil, o evento de lançamento aconteceu na capital federal. A Undime estava presente e foi representada pela presidenta da Undime Minas Gerais e Dirigente Municipal de Itaúna (MG), Maria Virgínia Garcia. Participaram ainda representantes do Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Inep, Consed e CNTE.

Com foco na educação, o relatório aponta soluções para os atuais desafios enfrentados pela humanidade e pelo planeta. Segundo o documento, "a educação apenas realizará todo o seu potencial de fazer o mundo avançar se as taxas de participação escolar melhorarem profundamente, o aprendizado se tornar uma empreitada ao longo da vida e os sistemas educacionais englobarem totalmente o desenvolvimento sustentável".

O relatório apresenta seis palavras-chave - planeta, prosperidade, pessoas, paz, lugares e parcerias - consideradas estratégicas para garantir avanços no campo da educação e do desenvolvimento sustentável. Além disso, o relatório estabelece metas para serem cumpridas até 2030. As metas fazem referência à educação primária e secundária; ao acesso ao desenvolvimento de qualidade na primeira infância; à educação técnica e profissional; a habilidades e competências técnicas e profissionais; a questões de gênero; à alfabetização e ao desenvolvimento sustentável.

O relatório completo está disponível em: bit.ly/GEM_2016

Para Marlova Noletto, diretora da área programática da Unesco no Brasil, os números apresentados no relatório impõem desafios, mas ela acredita que o Ministério da Educação, em parceria com toda a rede, vai reverter índices ainda abaixo do esperado. “O objetivo mais importante dessa agenda é não deixar ninguém para trás. Precisamos de vontade política, inovação, políticas públicas e recursos para reverter essa tendência. Reunimos os parceiros aqui porque nós sabemos que são estes os parceiros que permitem que a agenda do Brasil avance. E que há no MEC, na Undime, no Consed, na CNTE, e em vários outros parceiros fundamentais, o grande compromisso de continuar avançando”.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, estava na cerimônia de abertura. Na oportunidade, reconheceu que a educação não pode ser uma política social única e isolada; deve estar integrada com outras políticas sociais para transformar a realidade da população global. “Avaliar e reavaliar as políticas educacionais faz parte do nosso trabalho. Quando se fala em educação, é necessário um mínimo de unidade”, disse ele.

A presidenta da Undime MG, Maria Virgínia Garcia, participou como debatedora do painel "Currículo e avaliação educacional: desafios frente ao Plano Nacional de Educação (PNE) e à nova agenda 2030". Na ocasião, a presidenta defendeu a criação do Sistema Nacional de Educação, instrumento que será fundamental para a articulação da educação básica. Ainda durante a apresentação, a professora Maria Virgínia lembrou que a educação é um direito do cidadão, porém é preciso considerar que a busca da qualidade não pode ter como foco um simples aprimoramento ou alcance de metas. "No caso das avaliações em larga escala, por exemplo, os resultados devem ser utilizados como instrumentos de intervenção pedagógica".

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Fonte: Undime com informações do MEC/ Fotos: Undime


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