10/11/2025 Undime
Vice-presidente nacional, Idilvan Alencar, marcou presença no evento e ministrou palestra sobre Plano Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação

A Undime Paraná promoveu, de 5 a 7 de novembro, o Fórum Extraordinário 2025. O evento reuniu dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias para dialogar sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE) e suas implicações na gestão educacional.
Na sexta-feira (7), pela manhã, o vice-presidente nacional da Undime, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Fortaleza/CE, Idilvan Alencar, esteve no evento e participou da mesa "Plano Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação - o que muda na educação brasileira".
O evento reuniu 600 participantes do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Com o tema “Sistema Nacional de Educação: Inclusão, Avaliação e Políticas para garantia do direito de aprender com Justiça e Equidade Social”, a programação contou com mesas redondas e palestras que abordaram assuntos como neurodiversidade e empatia, educação infantil, avaliação educacional, tempo integral, gestão estratégica e responsabilidade educacional.
O evento aconteceu em um momento marcado pela aprovação, pelo Congresso Nacional, seguido pela sanção da lei que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE). A Lei Complementar Nº 220, de 31 de outubro de 2025, institui o SNE e fixa normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios para elaboração e implementação de políticas, de programas e de ações educacionais, em regime de colaboração.
Também participaram do Fórum: Marcia Baldini, presidente da Undime Região Sul e DME de Cascavel/PR, bem como a presidente da seccional anfitriã, Adriana Palmieri, DME de Maringá/PR; a presidente da Undime Rio Grande do Sul, Ana Paula Benamann, DME de São Francisco de Paula/RS; e o vice-presidente da Undime Santa Catarina, Alex Tardetti, DME de São Lourenço do Oeste/SC; além de especialistas do Ministério da Educação (MEC), promotores de justiça, pesquisadores e gestores públicos.
A programação de abertura contou com a palestra do Dr. Geraldo Peçanha de Almeida, especialista em Educação Infantil e em Transtorno do Espectro Autista (TEA), que falou sobre a neurodiversidade e os desafios atuais relacionados à empatia e à inclusão.
Entre as discussões técnicas, foram destaque também as participações da professora Lina Kátia Mesquita, especialista em avaliação educacional e integrante do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), e do promotor de Justiça André Luiz Quirino Coelho, que trataram de temas fundamentais como a avaliação da Educação Básica, a complementação VAAR do Fundeb, o ICMS Educação e os princípios legais da equidade e da justiça social.
O evento contou ainda com a participação do André Curvello, jornalista e especialista em comunicação pública, que ministrou uma palestra com o tema "Entre versos e melodias - o despertar da imaginação infantil".
Fonte: Undime
Fotos: Like Produções
Vice-presidente nacional, Idilvan Alencar, marcou presença no evento e ministrou palestra sobre Plano Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação A Undime Paraná promoveu, de 5 a 7 de novembro, o Fórum Extraordinário 2025. O evento reuniu dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias para dialogar sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE) e suas implicações na gestão educacional. Na sexta-feira (7), pela manhã, o vice-presidente nacional da Undime, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Fortaleza/CE, Idilvan Alencar, esteve no evento e participou da mesa "Plano Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação - o que muda na educação brasileira". O evento reuniu 600 participantes do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Com o tema “Sistema Nacional de Educação: Inclusão, Avaliação e Políticas para garantia do direito de aprender com Justiça e Equidade Social”, a programação contou com mesas redondas e palestras que abordaram assuntos como neurodiversidade e empatia, educação infantil, avaliação educacional, tempo integral, gestão estratégica e responsabilidade educacional. O evento aconteceu em um momento marcado pela aprovação, pelo Congresso Nacional, seguido pela sanção da lei que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE). A Lei Complementar Nº 220, de 31 de outubro de 2025, institui o SNE e fixa normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios para elaboração e implementação de políticas, de programas e de ações educacionais, em regime de colaboração. Também participaram do Fórum: Marcia Baldini, presidente da Undime Região Sul e DME de Cascavel/PR, bem como a presidente da seccional anfitriã, Adriana Palmieri, DME de Maringá/PR; a presidente da Undime Rio Grande do Sul, Ana Paula Benamann, DME de São Francisco de Paula/RS; e o vice-presidente da Undime Santa Catarina, Alex Tardetti, DME de São Lourenço do Oeste/SC; além de especialistas do Ministério da Educação (MEC), promotores de justiça, pesquisadores e gestores públicos. A programação de abertura contou com a palestra do Dr. Geraldo Peçanha de Almeida, especialista em Educação Infantil e em Transtorno do Espectro Autista (TEA), que falou sobre a neurodiversidade e os desafios atuais relacionados à empatia e à inclusão. Entre as discussões técnicas, foram destaque também as participações da professora Lina Kátia Mesquita, especialista em avaliação educacional e integrante do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), e do promotor de Justiça André Luiz Quirino Coelho, que trataram de temas fundamentais como a avaliação da Educação Básica, a complementação VAAR do Fundeb, o ICMS Educação e os princípios legais da equidade e da justiça social. O evento contou ainda com a participação do André Curvello, jornalista e especialista em comunicação pública, que ministrou uma palestra com o tema "Entre versos e melodias - o despertar da imaginação infantil". Fonte: UndimeFotos: Like Produções