Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Forças armadas promoverão mobilização nacional contra o mosquito aedes aegypti no dia 13 de fevereiro

Todas as notícias Categorias

11/02/2016 Undime

Forças armadas promoverão mobilização nacional contra o mosquito aedes aegypti no dia 13 de fevereiro

Envolvimento e participação de todos é essencial

No próximo sábado, 13 de fevereiro, 220 mil homens e mulheres das Forças Armadas vão deflagrar uma ação de conscientização e orientação à população para o combate ao aedes aegypti. O mosquito é transmissor da dengue, da febre chinkungunya e do Zika vírus, relacionado à microcefalia. Além disso, cerca de 160 autoridades entre ministros, secretários executivos e presidentes de empresas públicas, autarquias e fundações federais visitarão capitais e municípios de maior porte para acompanhar e apoiar as atividades de enfrentamento ao mosquito. Segundo informações da Presidência da República, as ações deverão ocorrer em 353 municípios do Brasil.

A Undime apoia a inciativa e convida todos a participarem da mobilização. Para tanto, a recomendação é que as pessoas se informem, por meio das prefeituras, sobre que ações estão sendo organizadas em cada município. Até sexta-feira (12), a Casa Civil deverá divulgar a relação dos ministros e dirigentes que participarão da mobilização.

O Ministério da Saúde informou que, desde o dia 1º de fevereiro, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e os militares contam com um novo canal de informações para o combate ao Aedes aegypti: o telefone 0800-645-3308. O serviço oferece suporte para esclarecimento de dúvidas sobre identificação de focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, além da mobilização da população para o enfrentamento ao vetor.

Educação - No dia 4 de fevereiro a Undime assinou o Pacto da Educação Brasileira conta o Zika. De acordo com o documento, a Undime e outras 20 instituições ligadas à educação se comprometem com a "prevenção e controle do mosquito aedes aegypti para, assim, evitar todas as suas consequências e para proteger, de forma efetiva, a saúde de todos os brasileiros e de todas as brasileiras". (Clique aqui e leia mais sobre o assunto)

No dia 19 de fevereiro, a proposta é que a educação faça uma mobilização nacional em combate ao mosquito.

Fonte: Undime


Parceria institucional