Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Planejamento da gestão educacional para 2020 foi tema do último seminário da Undime RN este ano

Todas as notícias Categorias

09/12/2019 Undime

Planejamento da gestão educacional para 2020 foi tema do último seminário da Undime RN este ano

A cidade de Mossoró, capital do semiárido brasileiro, foi município sede nos dias 5 e 6 de dezembro do último encontro do ano da Undime Rio Grande do Norte. O segundo "Seminário de Gestão Educacional: Desafios para 2020", ocorreu no Hotel Thermas e contou com a presença de 180 participantes, entre eles deputados, prefeitos, vereadores, dirigentes municipais de educação, técnicos e especialistas.

No primeiro dia de discussões, a programação tratou dos recursos federais para a educação e a construção de territórios educativos para o Currículo Potiguar, tema que conduzirá a Jornada Pedagógica no próximo ano, com a missão de propor um ensino integral, democrático e inclusivo.

A especialista do Conviva Educação e palestrante Palmira Tolotti, abriu o debate defendendo a eficiência e controle da gestão pública como uma ação pertinente para o bom andamento das atividades nas secretarias municipais de educação de todo estado.

Glauciane Pinheiro, Coordenadora de Desenvolvimento Escolar (CODESE), finalizou o ciclo de palestras do primeiro dia de abertura abordando os objetivos e fundamentos da Jornada Pedagógica. A professora destacou a preparação para o início do ano letivo, reiterando que a jornada em 2020 traz o Currículo Potiguar como destaque, proposta que se firma como apoio para uma educação com construção de identidade e coletividade, do mesmo modo que sugere as escolas a religação de etapas para assuntos sobre diversidade, direitos humanos e cidadania na organização do trabalho pedagógico e curricular.

No segundo dia de evento, as discussões se concentraram sobre o novo Fundeb, assunto que a instituição se posiciona abertamente em defesa de um fundo permanente e uma distribuição de acordo com os índices dos municípios. A Undime RN tem reiterado sua condição de luta com o aumento da contribuição da União, que hoje está em torno de apenas 10%, o tímido investimento surge em um momento de grandes desafios na área educacional, onde o Brasil aparece em baixa posição no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), principal diagnóstico da educação básica no mundo.

Segundo o deputado federal e vice-presidente da comissão especial do Fundeb Idilvan Alencar (PDT/CE), o gasto mínimo de 25% da receita dos municípios com a educação não é suficiente para a manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e educação infantil. "Somos 2,5 milhões de professores no Brasil, precisamos lutar para que o Fundeb não chegue ao fim. Se acontecer a desobrigação da aplicação de 25% no setor será o fim da educação pública neste país. A ameaça da não renovação do fundo é real, mas precisamos também da valentia e garra de vocês que representam a educação do Rio Grande do Norte’’, afirmou.

O Secretário de Estado da Educação e da Cultura do RN, Getúlio Ferreira, destacou que o número de matriculas não é acompanhado pela distribuição de recursos, os valores repassados são insuficientes. “Com uma complementação da União equivalente a 40% do total dos Fundos, todos os Estados seriam contemplados e seria suficiente para priorizar e cumprir, por exemplo, pelo menos 3 metas importantes do PNE”, frisou o professor.

Deputado estadual Allyson Bezerra (SD/RN), que é vice-presidente da comissão de Educação na Assembleia Legislativa do RN defendeu a permanência do fundo e se colocou à disposição para o fortalecimento das discussões.

Francisco Carlos, vereador presidente Comissão de Educação em Mossoró apresentou os números tímidos ainda investidos na Educação no país, e defendeu o aumento do percentual, bem como a continuidade do fundo.

O Dirigente Municipal de Monte Alegre (RN) e presidente da Undime RN, Alexandre Soares, avaliou como positivo os dois dias de discussões do seminário que fortaleceu o regime de colaboração entre prefeitos, deputados, vereadores e gestores da educação. "Estamos vivendo um novo momento, um ciclo de união, força, esperança e de muito empenho e qualidade nos trabalhos desempenhados em cada cidade. Levar tantos municípios para Mossoró, uma cidade histórica conhecida por suas lutas e glórias, renova e comprova nossa busca em favor da educação para o ano de 2020’’, declarou.

Após a mesa as presidentes da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme RN) e do Fórum Estadual de Educação as professoras Sirleyde Dias e Rute Regis, apresentaram os dados sobre o monitoramento dos Planos Municipais de Educação (PME).

O encontro que simboliza o encerramento dos trabalhos de 2019 da seccional da Undime no Rio Grande do Norte, contou com atendimento institucional aos dirigentes, prefeitos e representantes do corpo funcional das secretarias de educação, que esclareçam dúvidas sobre programas e ações como: Educação Conectada, Busca Ativa Escolar, Simec/PAR, Cacs Fundeb, CAE Virtual e PDDE.

O seminário é uma realização da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte e contou com o apoio dos parceiros: Editora Moderna, Apform, PlaxMetal, Instituto Natura, Instituto Lemman, Secretaria Estadual de Educação do RN, Prefeitura de Mossoró e Unicef.

Fonte/ Fotos: Undime RN


Parceria institucional