Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > MEC divulga resultados do Ideb 2015

Todas as notícias Categorias

09/09/2016 Undime

MEC divulga resultados do Ideb 2015

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (8) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015. Os números foram apresentados à imprensa por meio de uma entrevista coletiva, na sede do MEC, em Brasília (DF). A Undime e o Consed estavam presentes.

Conforme os resultados apresentados, o Ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano) foi a etapa de destaque. A meta prevista era de 5,2 e o resultado alcançado foi de 5,5. Só nesta etapa são 117,9 mil escolas e 15,5 milhões de alunos, considerando a rede pública e a rede privada. 82,5% dos alunos desta etapa pertencem à rede pública municipal.

Para o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte (CE), Alessio Costa Lima, a melhoria mais uma vez consecutiva dos indicadores do 5º ano, onde a maioria das matrículas encontram-se nas redes municipais de ensino, revelam o grande esforço que vem sendo feito pelos municípios brasileiros, sobretudo em termos de aperfeiçoamento e melhoria das práticas de gestão e acompanhamento das políticas educacionais locais, haja vista a inexistência de políticas nacionais voltadas para o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental especificamente, bem como a redução acentuada dos recursos resultantes de transferências constitucionais.

No Ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º ano), a meta era de 4,7. O resultado alcançado foi de 4,5. Apesar de não ter alcançado a meta, o número representa um aumento de 0,3 se comparado ao Ideb de 2013. Ao todo, nesta etapa, são 62,4 mil escolas e 12,4 milhões de alunos. Ao considerar apenas a rede pública, os dados demonstram que 41,7% dos alunos estão vinculados aos municípios e 43,6% aos estados.

No Ensino Médio, etapa da educação básica que agrega 28 mil escolas e 8 milhões de alunos, o resultado não apresentou evolução em relação ao último Ideb. A meta era de 4,3 e o resultado foi 3,7. O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que uma das prioridades do ministério será a reformulação do Ensino Médio. Segundo ele, os resultados demonstram a "falência do Ensino Médio brasileiro e a necessidade de mudanças imediatas".

Sobre os resultados dos anos finais do Ensino Fundamental, o ministro disse que é difícil fazer uma definição de uma única causa para o fato da meta não ter sido atingida. Segundo Mendonça Filho, é preciso uma maior articulação do MEC com estados e municípios e uma maior articulação entre as políticas públicas para que elas sejam efetivas e apresentem resultados.

Confira os resultados do Ideb 2015:

Apresentação utilizada pelo ministro na coletiva: http://goo.gl/iZ7rkr  
Resumo Técnico Ideb 2015: http://goo.gl/rSq7ma  
Resultados do Ideb: http://ideb.inep.gov.br/ 

O que é o Ideb? O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e reúne em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Confira mais fotos da coletiva de imprensa:

Fonte/ Fotos: Undime


Parceria institucional