Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa da entrega da Base Nacional Comum Curricular ao Conselho Nacional de Educação

Todas as notícias Categorias

06/04/2017 Undime

Undime participa da entrega da Base Nacional Comum Curricular ao Conselho Nacional de Educação

A terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi entregue nesta quinta-feira (6) ao Conselho Nacional de Educação (CNE). A Undime esteve presente, com participação na cerimônia que aconteceu na sede do Conselho, em Brasília. O documento foi oficialmente entregue pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, ao presidente do CNE, Eduardo Deschamps. Na ocasião, a Undime foi representada pelo presidente da seccional Goiás, Marcelo Ferreira da Costa, Dirigente Municipal de Educação de Goiânia (GO).

A Base Nacional Comum Curricular está prevista na Lei 13.005 de 2014, que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE), e representa a proposta dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os alunos de toda a educação básica. Segundo o MEC, entretanto, o documento entregue ao Conselho contempla apenas a base para a educação infantil e o ensino fundamental. A Base do Ensino Médio deve ser entregue até o fim do ano, já que essa etapa passa por reformas.

No âmbito do Conselho Nacional de Educação, a Base será analisada em comissão especial criada para debater o assunto. De acordo com o Conselheiro da Câmara de Educação Básica do CNE e presidente da comissão que debaterá a Base, Cesar Callegari, o documento será amplamente discutido e estudado pelos 17 membros que integram a comissão. Além disso, a proposta é que sejam realizadas cinco audiências regionais com intuito de ouvir os diferentes segmentos e instituições que compõem os sistemas de ensino.

Para o ministro da Educação a Base tem como objetivo "fixar um rumo para a elaboração dos currículos pelas redes estaduais e municipais consagrando o direito à aprendizagem em cada etapa da vida educacional da criança e do adolescente para a educação brasileira tanto pública como privada. (...) é uma referência significativa do currículo que deve ser definido pelas redes de educação", disse Mendonça Filho.

Após a apresentação geral realizada pela secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, o presidente da Undime GO ressaltou a participação da instituição no processo de construção do documento. "A Undime reconhece a importância e a necessidade de fazer parte deste processo de construção. Cabe destacar a metodologia utilizada para se discutir a Base: ela foi estratégica pois possibilitou a participação de todos e respeitou as particularidades das diversas regiões do país", disse o professor Marcelo Ferreira da Costa.

Segundo o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, para analisar a terceira versão da Base, o próximo passo será reunir a diretoria executiva da instituição para estudar o documento e apresentar novas considerações.

Link para apresentação utilizada pelo MEC: https://goo.gl/DanpHc 
Link para o Guia de Leitura da BNCC: https://goo.gl/lNXKKy 
Link para a 3ª versão da BNCC: https://goo.gl/u752wl 

Mais informações podem ser consultada neste link: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base 

Histórico

A primeira versão da Base foi lançada em setembro de 2015 e recebeu mais de 12 milhões de contribuições por meio do processo de consulta pública. Após a apresentação da segunda versão, em maio de 2016, o Consed e a Undime foram as instituições responsáveis pela articulação e organização de seminários estaduais que discutiram a segunda versão do documento. Em setembro do mesmo ano, as duas instituições entregaram ao MEC o posicionamento e a apresentação das contribuições elaboradas a partir da participação de mais de 9 mil professores, gestores, especialistas e entidades de educação que participaram dos seminários realizados entre junho e agosto de 2016 em todos os estados brasileiros.

Confira mais fotos da cerimônia:

Fonte/ Fotos: Undime

(Atualizada em 07/04/2017, às 14h30)


Parceria institucional