05/12/2016 Undime Categorias: Notícia Notícias Undime

Todas as notícias Categorias

Diretoria executiva da Undime se reúne em Brasília


A diretoria executiva, o conselho fiscal e as presidências das seccionais da Undime se reuniram na quarta-feira, 30 de novembro, para discutir e pautar assuntos de interesse da instituição. O encontro foi realizado em Brasília (DF) e, na ocasião, contou também com a participação das secretarias executivas de todos os estados.

Além dos assuntos internos discutidos na reunião, foram apresentados os resultados e as conquistas do Conviva Educação ao longo deste ano, uma plataforma desenvolvida pela Undime, em parceria com onze institutos e fundações. Segundo a coordenadora do Instituto Natura, Karina Rizek, gestora do projeto, além das videoconferências realizadas, o Conviva lançou novas ferramentas para facilitar a gestão da Secretaria de Educação. Todas as novidades estão disponíveis na plataforma, que pode ser acessada pelo Dirigente Municipal de Educação e pelos técnicos cadastrados e autorizados.

Em 2016, o Conviva realizou doze videoconferências sobre diferentes temas, entre eles: atualização do valor do Piso Salarial do Magistério; prestação de contas; Plano de Ações Articuladas (PAR); transição de gestão e o uso do Memorial de Gestão da Educação Municipal; Censo Escolar e o Educacenso; Agenda prioritária para a Primeira Infância; e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Todos os vídeos estão disponíveis na plataforma e podem ser assistidos gratuitamente. "A equipe do Conviva e a Undime sempre têm a preocupação e o cuidado de abordar todos esses temas pela ótica de um dirigente e um especialista no assunto", afirmou o presidente da Undime e Dirigente de Educação em Tabuleiro do Norte (CE), Alessio Costa Lima.

Ainda durante a reunião, a equipe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Undime apresentaram o projeto de Busca Ativa Escolar e os resultados preliminares do piloto obtidos até o momento. O projeto é uma parceria da Undime com o Unicef, o Instituto TIM e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) que visa identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola por meio da tecnologia social e da ferramenta tecnológica desenvolvida para isso. Segundo a oficial do Programa de Educação do Unicef, Júlia Ribeiro, foram selecionados oito municípios para participarem do piloto, com características diferenciadas. Os municípios selecionados foram: São Bernardo do Campo (SP); Tabuleiro do Norte (CE); Campina Grande (PB); Itaúna (MG); Anápolis (GO); Serrinha (BA); Vilhena (RO); e Bujari (AC). A previsão da equipe que trabalha com o projeto é de que, em 2017, a tecnologia seja testada em um número maior de municípios com o intuito de aperfeiçoá-la.

Reunião no Ministério da Educação

No período da tarde, os dirigentes da Undime participaram de uma reunião com a secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro. O encontro foi realizado no MEC e, na ocasião, foram levantadas algumas questões sobre a implementação de determinados programas e projetos do Ministério.

O presidente da Undime aproveitou a oportunidade para entregar, em mãos, à secretária executiva do MEC, a Revista Educação Municipal - Edição Especial 30 anos. A publicação, lançada durante a reunião da diretoria executiva, é uma comemoração aos 30 anos da instituição, na qual são apresentados temas relevantes para a educação pública e que estão em pauta ao longo deste ano. A Revista, elaborada em parceria com a Fundação SM, contempla também uma trajetória da Undime desde o período em que foi criada até os dias atuais.

Confira mais fotos da reunião neste link: https://goo.gl/Wrm1vU 

Fonte/ Fotos: Undime

Todas as notícias Todas as categorias