04/04/2024 Undime
Atividade faz parte do ciclo de seminários e oficinas "Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica"
O Ministério da Educação (MEC) promoveu na terça-feira, 2 de abril, o segundo encontro do ciclo de seis seminários chamado "Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica". O evento foi transmitido pelo canal do MEC e pelo canal Conviva Educação no YouTube. A transmissão foi feita em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A atividade faz parte do eixo de Currículo do Escolas Conectadas.
Dessa vez, a pauta da discussão foi “Educação digital e currículo” e contou com a participação de pesquisadores e especialistas divididos em dois painéis. O primeiro, sobre “Desafios curriculares da educação digital”, foi moderado pela diretora de Apoio à Gestão Educacional, do MEC, Anita Stefani. Já o segundo tratou da “Integração da educação digital nos currículos”, com moderação do vice-presidente da Undime Mato Grosso, Dirigente Municipal de Educação de Canarana/MT e coordenador do Grupo de Trabalho de Tecnologia da Undime, Eduardo Ferreira da Silva. Marcaram presença no segundo painel representantes das redes municipais de Sobral/CE, de São Paulo/SP e da rede estadual de educação de Alagoas.
O evento foi aberto pela secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt. Ela destacou que a Pasta tem retomado o papel do Ministério como articulador de políticas voltadas para a educação básica e que o regime de colaboração entre os estados, os municípios e o Distrito Federal é fundamental para o sucesso de tais políticas. “Nós temos o grande desafio de implementar a educação digital nos currículos brasileiros e sabemos que precisamos fazer isso encontrando as múltiplas realidades regionais, estaduais e municipais”, argumentou.
Para a secretária, a promoção da cidadania digital é crucial. De acordo com ela, é preciso “fazer com que o ambiente da internet, que pode ser profícuo para avançar no conhecimento significativo, não se torne um ambiente violento, promotor de racismo e de intolerância. Que a gente possa, cada vez mais, desenvolver uma linguagem fraterna e colaborativa, onde possamos aprender, cada vez mais, juntos, trocar experiências e apoiar aqueles que mais precisam”.
Kátia Schweickardt ainda destacou a importância do apoio e da liderança dos dirigentes municipais e estaduais de educação para organizar essa frente dentro dos currículos. “Não currículos como documentos mortos, e sim como orientadores de práticas pedagógicas vivas, intencionais e promotoras de conhecimento significativo”, finalizou.
O painel “Desafios curriculares da educação digital” teve a participação de: Daniela Costa, coordenadora da pesquisa TIC Educação no Cetic.br; Lúcia Delagnello, consultora da unidade de EdTech do Banco Mundial; e José Armando Valente, do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Já o painel “Integração da educação digital nos currículos” contou com a presença de: Francisco Herbert Lima Vasconcelos, secretário de Educação do município de Sobral/CE; Regina Gavassa, coordenadora de Tecnologias para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo/SP; e Ricardo Martins, superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas.
Confira aqui a íntegra do seminário.
Fonte: MEC com adaptações
Fotos: Reprodução Youtube
https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril/mec-discute-educacao-digital-e-curriculo
Atividade faz parte do ciclo de seminários e oficinas "Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica" O Ministério da Educação (MEC) promoveu na terça-feira, 2 de abril, o segundo encontro do ciclo de seis seminários chamado "Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica". O evento foi transmitido pelo canal do MEC e pelo canal Conviva Educação no YouTube. A transmissão foi feita em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A atividade faz parte do eixo de Currículo do Escolas Conectadas. Dessa vez, a pauta da discussão foi “Educação digital e currículo” e contou com a participação de pesquisadores e especialistas divididos em dois painéis. O primeiro, sobre “Desafios curriculares da educação digital”, foi moderado pela diretora de Apoio à Gestão Educacional, do MEC, Anita Stefani. Já o segundo tratou da “Integração da educação digital nos currículos”, com moderação do vice-presidente da Undime Mato Grosso, Dirigente Municipal de Educação de Canarana/MT e coordenador do Grupo de Trabalho de Tecnologia da Undime, Eduardo Ferreira da Silva. Marcaram presença no segundo painel representantes das redes municipais de Sobral/CE, de São Paulo/SP e da rede estadual de educação de Alagoas. O evento foi aberto pela secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt. Ela destacou que a Pasta tem retomado o papel do Ministério como articulador de políticas voltadas para a educação básica e que o regime de colaboração entre os estados, os municípios e o Distrito Federal é fundamental para o sucesso de tais políticas. “Nós temos o grande desafio de implementar a educação digital nos currículos brasileiros e sabemos que precisamos fazer isso encontrando as múltiplas realidades regionais, estaduais e municipais”, argumentou. Para a secretária, a promoção da cidadania digital é crucial. De acordo com ela, é preciso “fazer com que o ambiente da internet, que pode ser profícuo para avançar no conhecimento significativo, não se torne um ambiente violento, promotor de racismo e de intolerância. Que a gente possa, cada vez mais, desenvolver uma linguagem fraterna e colaborativa, onde possamos aprender, cada vez mais, juntos, trocar experiências e apoiar aqueles que mais precisam”. Kátia Schweickardt ainda destacou a importância do apoio e da liderança dos dirigentes municipais e estaduais de educação para organizar essa frente dentro dos currículos. “Não currículos como documentos mortos, e sim como orientadores de práticas pedagógicas vivas, intencionais e promotoras de conhecimento significativo”, finalizou. O painel “Desafios curriculares da educação digital” teve a participação de: Daniela Costa, coordenadora da pesquisa TIC Educação no Cetic.br; Lúcia Delagnello, consultora da unidade de EdTech do Banco Mundial; e José Armando Valente, do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Já o painel “Integração da educação digital nos currículos” contou com a presença de: Francisco Herbert Lima Vasconcelos, secretário de Educação do município de Sobral/CE; Regina Gavassa, coordenadora de Tecnologias para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo/SP; e Ricardo Martins, superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. Confira aqui a íntegra do seminário. Fonte: MEC com adaptaçõesFotos: Reprodução Youtube https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril/mec-discute-educacao-digital-e-curriculo