Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Videoconferência do PAR está disponível na biblioteca do Conviva Educação

Todas as notícias Categorias

04/04/2016 Undime

Videoconferência do PAR está disponível na biblioteca do Conviva Educação

Aqueles que não puderam acompanhar ao vivo a videoconferência do Conviva Educação sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR), realizada na última quarta-feira (30), e para aqueles que querem revê-la, o vídeo com a íntegra da atividade já está disponível na Biblioteca do Conviva. A videoconferência chegou a registrar mais de mil pessoas acompanhando simultaneamente o debate.

Clique aqui para acessar o vídeo.

Na Biblioteca do Conviva está disponível também a apresentação utilizada pelo FNDE para subsidiar a videoconferência.

Para aqueles que têm interesse em acessar os materiais (vídeo e apresentação do PAR), mas não têm cadastro na plataforma Conviva, é possível ter acesso ao material por meio do perfil convidado.

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte (CE), Alessio Costa Lima; o presidente do FNDE, Idilvan Alencar e a chefe da Divisão de Apoio a Programas Especiais/ PAR do FNDE, Tayana Ferreira Machado, participaram da videoconferência e responderam às perguntas enviadas por meio do Fórum do Conviva. Segundo Idilvan, cerca de 10% municípios brasileiros ainda não preencheram o PAR.

Sobre o PAR

O PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos. O novo ciclo do Plano de Ações Articuladas engloba o período 2016-2019. O Plano é coordenado pela secretaria municipal/estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.

A dinâmica do PAR tem três etapas: o diagnóstico da realidade da educação e a elaboração do plano são as primeiras etapas e estão na esfera do município/estado. A terceira etapa é a análise técnica, feita pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/ MEC) e pelo FNDE. Depois da análise técnica, o município assina um termo de cooperação com o MEC, do qual constam os programas aprovados e classificados segundo a prioridade municipal. O termo de cooperação detalha a participação do MEC – que pode ser com assistência técnica por um período ou pelos quatro anos do PAR e assistência financeira.

Fonte: Undime


Parceria institucional