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26/03/2025 Undime

MEC ouviu professores que ensinam matemática em 2.060 cidades

Docentes dos ensinos fundamental e médio e da EPT de 26 estados e do DF já participaram do levantamento, que termina no dia 28 de março. Contribuições ajudarão a formular estratégias para uma educação matemática de qualidade


(Foto: Fábio Nakakura/MEC)

 

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), concluirá, nesta sexta-feira, 28 de março, a Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática. A iniciativa já ouviu profissionais do ensino fundamental e do ensino médio da educação básica e da educação profissional e tecnológica (EPT) de 26 estados e do Distrito Federal, em mais de 2.060 municípios.

O objetivo é coletar contribuições dos docentes a fim de orientar e definir ações e estratégias para a melhoria da aprendizagem nessa área de conhecimento, com base nas necessidades e nas demandas apontadas pelos professores e professoras. Com a iniciativa, espera-se não somente melhorar as práticas pedagógicas no país, mas também fortalecer as vozes dos educadores, garantindo sua valorização e considerando suas diferentes perspectivas, na definição de políticas públicas para o ensino e a aprendizagem da matemática.

Por meio de um questionário online, os cerca de 600 mil professores que ensinam matemática em todo o Brasil poderão responder à pesquisa de forma autônoma e anônima. O tempo necessário para completar o questionário é de 20 a 30 minutos.

O questionário da escuta aborda aspectos como perfil dos professores; crenças e atitudes; percurso formativo; contexto em que atuam; clima escolar; e currículos e práticas pedagógicas. Cada participante deve refletir sobre sua experiência de acordo com a etapa de ensino e a escola em que atuam.

Quem desejar também pode preencher o formulário mais de uma vez, quando for o caso de ter atuação em contextos diferentes, em mais de uma etapa, escola ou rede de ensino. Para que as respostas sejam consideradas pela escuta, é necessário completar todo o questionário.

A Escuta Nacional de Professores e Professoras de Matemática foi lançada durante um webinário no qual foram debatidos: os panoramas do componente curricular no país; os desafios e as possibilidades da matemática no Brasil; a experiência das escolas na mobilização de estudantes para a Olimpíada de Matemática (OBMEP); os panoramas de pesquisas internacionais sobre a matemática; a estrutura da pesquisa; o guia da Escuta Nacional; e a disponibilidade do MEC em ouvir os educadores. A transmissão do webinário está disponível no canal do YouTube do MEC.

A elaboração do projeto contou com o apoio de pesquisadores das universidades públicas vinculados à Sociedade Brasileira de Matemática (SBM); à Associação Nacional de Professores de Matemática da Educação Básica (ANPMat); e à Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr); além de representantes de instituições como Itaú Social; Rede de Conhecimento Social; Porvir; e Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/marco/mec-ouviu-professores-que-ensinam-matematica-em-2-060-cidades 

 

 


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