Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Viviane Mosé fala sobre a importância do trabalho em rede no 5º FNEx

Todas as notícias Categorias

08/05/2012 Undime

Viviane Mosé fala sobre a importância do trabalho em rede no 5º FNEx

Transmitir a importância e o valor do trabalho em rede. Esse será o principal desafio da filósofa Viviane Mosé, no 5º Fórum Nacional Extraordinário. Viviane vai falar na conferência ?Construindo redes: eu e o outro?, prevista para o segundo dia do Fórum, 16 de maio.

Entre 2005 e 2006, Viviane participou do quadro "Ser ou não ser" do Fantástico, na TV Globo. A série era composta de vários episódios. Em um deles a filósofa fala sobre educação e expõe a ideia de que a escola funciona como uma linha de montagem, comparando o funcionamento ao processo mecânico realizado nas indústrias.

?Mesmo exibida há mais de 5 anos, a série continua atual?, afirma ela. Isso porque ainda hoje se trabalha em ?linha?. O que significa isso? Trabalhar em linha quer dizer trabalhar em um único sentido, ou seja, trabalhar com a ideia de que alguém transmite uma informação e outra pessoa apenas recebe essa informação. De acordo com Viviane, é preciso entender que, hoje, tudo funciona em conjunto. O trabalho da escola está ligado às atividades da Secretaria Municipal ou Estadual de Educação, que tem relação direta com o Ministério da Educação (MEC).  É como se todos fossem peças de um mesmo conjunto. Para funcionar perfeitamente, é preciso que se comuniquem.

Na teoria é fácil, mas na prática o trabalho em rede nem sempre é executado como deveria. Na opinião dela, falta coragem e ousadia por parte dos Dirigentes Municipais de Educação para transformar o modelo fragmentado com o qual muitos trabalham. ?Trata-se de uma mudança de conceito. Sei que não é fácil, mas é preciso entender que o bom aluno não é aquele que repete, mas sim, o aluno que pensa?.

A filósofa afirma que as expectativas para o debate são as melhores. ?Adoro falar sobre esse assunto. Trabalhar em rede é um tema que envolve o nosso cotidiano. Se pensarmos bem é possível estabelecer uma relação de rede no ambiente familiar, por exemplo. A relação entre pai e filho era piramidal e, aos poucos, vem sendo alterada?, esclarece.

Sobre a educação pública de hoje no país, ela fala com entusiasmo. ?Apesar de a mídia dizer o contrário, acho que estamos em um bom momento. Vejo no Brasil inteiro pessoas interessadas, professores capacitados e envolvidos com o seu trabalho. Os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) têm melhorado?. Apesar disso, na visão da filósofa, falta incentivo às boas iniciativas. Outro ponto que deixa a desejar é a forma como as disciplinas são tratadas em sala de aula. 50 minutos para aula de Português, 50 minutos para Ciências, 50 minutos para artes. ?Todo professor deve saber um pouco de tudo. O professor de Artes tem de saber Português e vice-versa?, explica.

No ano passado, Viviane Mosé participou do 4º Fórum Nacional Extraordinário, realizado no município de Mata e São João (BA). De lá para cá os convites para participar de debates envolvendo educadores, são cada vez mais frequentes. ?Tive um ótimo retorno depois do Fórum. Fiquei muito feliz com a repercussão do meu trabalho lá?, conta. Só neste ano, Viviane já ministrou palestras para mais de 10 mil educadores. Participou de eventos no Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e nas seccionais da Undime de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Quem é Viviane Mosé - É psicóloga e psicanalista, especialista em elaboração e implementação de políticas públicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestra e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É capixaba (ES) e vive no Rio de Janeiro desde 1992. Autora de sete livros de poesia e quatro livros de filosofia. Atualmente é sócia e diretora de conteúdo da Usina Pensamento e apresenta diariamente na Rádio CBN o programa ?Liberdade de Expressão?. Ao mesmo tempo, como palestrante e consultora, dedica-se a pensar os desafios das novas lideranças e as novas relações de trabalho na sociedade do conhecimento.

Assista o 1º episódio sobre Educação da série "Ser ou não ser", do Fantástico:

 

Serviço

Para se inscrever no 5º FNEx acesse o portal do Fórum, clique no ícone ?Inscrições? e selecione o seu estado, o município, o cargo e informe número do seu CPF. Em seguida clique em ?Continuar inscrição?. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo telefone (61) 3037-7888 ou pelo endereço eletrônico undimenacional@undime.org.br


Parceria institucional