Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Unesco: intensificar parcerias

Todas as notícias Categorias

01/02/2003 Undime

Unesco: intensificar parcerias

 
Miguel Portela
Miguel Portela
As reuniões entre Lúcio Alcântara e o representante da Unesco aconteceram ontem

A abertura de um escritório regional da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Ceará e a intensificação de parcerias com o Governo do Estado. Estes foram os principais assuntos de duas reuniões realizadas ontem, no Palácio Iracema, entre o governador Lúcio Alcântara e secretários estaduais com o representante da organização no Brasil, Jorge Werthein.

De acordo com Werthein, uma missão da Unesco deve vir ao Estado nos próximos três meses para estudar a abertura de um escritório em Fortaleza. “Existe vontade política por parte do governo de trabalhar em parcerias mais intensas e extensas conosco”, diz o representante.

Somente cinco estados brasileiros possuem escritórios da Unesco: Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. A implantação de um no Ceará, conforme Werthein, funcionaria como “apoio operacional” a parcerias já firmadas e possibilitaria abertura de novas.

Dentre os projetos já apoiados pela organização no Estado, Werthein cita as ONG’s Comunicação e Cultura e a Escola de Dança e Integração Social (Edisca) e a participação, como órgão executor, do programa estadual Qualidade na Educação Básica, financiado pelo Banco Mundial, cujas atividades terão início em março.

Duas iniciativas do novo governo chamaram atenção do representante da Unesco: a criação das secretarias estaduais de Inclusão Social e do Esporte e Juventude. Outra experiência destacada foi a do programa “Escola Viva”, que permitiu a abertura de escolas da rede pública aos finais de semana para a realização de oficinas culturais.

Parceria institucional