22/03/2006 Undime
A Undime, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, está desenvolvendo projeto de Fortalecimento Institucional das Secretarias Municipais de Educação do Semi-árido visando à formação dos gestores e técnicos dessas secretarias.
O objetivo maior desse projeto, além de capacitação e modernização das secretarias, é contribuir para um ambiente de trabalho mais dinâmico e atual, tendo por propósito final o atendimento, de maneira eficaz, das necessidade internas da secretaria e da comunidade escolar como um todo, incluindo um controle eficiente de gastos e uma gestão participativa, com planejamento que vise à qualidade da educação.
Para essa formação foram selecionados 68 municípios de pequeno porte, situados na região do Semi-árido dos Estados de Alagoas, Bahia, Paraíba e Pernambuco. Cada município terá direito a três vagas - uma para o gestor e duas para técnicos. A capacitação será de caráter pontual e prático, desenvolvida em 78 horas, sendo 30 horas em forma de curso presencial e 48 de acompanhamento in loco.
O curso presencial, constituído por palestras, debates, leitura e análise de textos, oficinas, discussões, será organizado em quatro pólos (um em cada Estado), envolvendo no máximo dezessete municípios geograficamente próximos ou que tenham fácil acesso aos respectivos pólos. No acompanhamento in loco, serão destinadas dezesseis horas para cada área temática: gestão/ organização de secretaria; orçamento/ finanças e sistema de informação.
Primeira etapa
Na segunda-feira(20), iniciou-se a primeira fase do projeto. O Centro de Pesquisa e de Desenvolvimento da Educação da Bahia está conduzindo a formação dos profissionais que trabalharão com as secretarias municipais de educação em seus respectivos pólos, quais sejam: o coordenador geral e os profissionais indicados pelos núcleos de extensão universitários (quatro coordenadores locais; doze professores; doze facilitadores; quatro técnicos operacionais), durante o período de 40h, ou seja, até sexta-feira(24).
O Semi-árido
O Semi-árido brasileiro estende-se por 868 mil quilômetros, abrangendo o norte do Estado de Minas Gerais, Espírito Santo e os sertões da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e uma parte do sudeste do Maranhão. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef, o semi-árido representa, aproximadamente, 15,5% do total da população brasileira. São mais de 1.400 municípios brasileiros que possuem baixo índice de desenvolvimento humano (IDH-M), sendo, portanto, social e economicamente vulneráveis. Além disso, no semi-árido, a população é relativamente mais nova do que na média nacional, o que demanda, por parte do governo, políticas diferenciadas, voltadas às especificidades inerentes aos problemas e potencialidades da região.
A Undime, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, está desenvolvendo projeto de Fortalecimento Institucional das Secretarias Municipais de Educação do Semi-árido visando à formação dos gestores e técnicos dessas secretarias. O objetivo maior desse projeto, além de capacitação e modernização das secretarias, é contribuir para um ambiente de trabalho mais dinâmico e atual, tendo por propósito final o atendimento, de maneira eficaz, das necessidade internas da secretaria e da comunidade escolar como um todo, incluindo um controle eficiente de gastos e uma gestão participativa, com planejamento que vise à qualidade da educação. Para essa formação foram selecionados 68 municípios de pequeno porte, situados na região do Semi-árido dos Estados de Alagoas, Bahia, Paraíba e Pernambuco. Cada município terá direito a três vagas - uma para o gestor e duas para técnicos. A capacitação será de caráter pontual e prático, desenvolvida em 78 horas, sendo 30 horas em forma de curso presencial e 48 de acompanhamento in loco. O curso presencial, constituído por palestras, debates, leitura e análise de textos, oficinas, discussões, será organizado em quatro pólos (um em cada Estado), envolvendo no máximo dezessete municípios geograficamente próximos ou que tenham fácil acesso aos respectivos pólos. No acompanhamento in loco, serão destinadas dezesseis horas para cada área temática: gestão/ organização de secretaria; orçamento/ finanças e sistema de informação.Primeira etapaNa segunda-feira(20), iniciou-se a primeira fase do projeto. O Centro de Pesquisa e de Desenvolvimento da Educação da Bahia está conduzindo a formação dos profissionais que trabalharão com as secretarias municipais de educação em seus respectivos pólos, quais sejam: o coordenador geral e os profissionais indicados pelos núcleos de extensão universitários (quatro coordenadores locais; doze professores; doze facilitadores; quatro técnicos operacionais), durante o período de 40h, ou seja, até sexta-feira(24). O Semi-áridoO Semi-árido brasileiro estende-se por 868 mil quilômetros, abrangendo o norte do Estado de Minas Gerais, Espírito Santo e os sertões da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e uma parte do sudeste do Maranhão. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef, o semi-árido representa, aproximadamente, 15,5% do total da população brasileira. São mais de 1.400 municípios brasileiros que possuem baixo índice de desenvolvimento humano (IDH-M), sendo, portanto, social e economicamente vulneráveis. Além disso, no semi-árido, a população é relativamente mais nova do que na média nacional, o que demanda, por parte do governo, políticas diferenciadas, voltadas às especificidades inerentes aos problemas e potencialidades da região.